26nov 2015

05 Brincadeiras Para Brincar Com as Crianças e Recordar a Infância

Post por às em Brincadeiras, Filhos

05-brincadeiras-para-brincar-com-as-criancas-e-recordar-a-infancia

Existe coisa melhor do que ser criança e brincar a maior parte do tempo? Separei 05 brincadeiras neste post, para você brincar com suas crianças e recordar a  infância. É uma boa forma de estreitar os laços com os pequenos, se divertir, resgatar a sua própria infância e estimulá-los. Você lembra dos jogos como lenço atrás, batata quente, morto-vivo? Que tal ensinar os seus pequenos a brincar com as mesmas brincadeiras das quais fez parte do seu universo infantil?! Vamos brincar com nossos filhos e nos divertir todos juntos!!! Afinal, recordar e brincar é viver!!!!!

Lenço Atrás

As crianças deverão ficar sentadas em roda, uma delas será a detentora do lenço e deverá andar por fora do círculo e colocar atrás de uma criança sem ela perceber. Enquanto o detentor do lenço não escolhe para quem deixá-lo, a roda de crianças deve cantar “lenço atrás, corre mais”. É a roda que determina o ritmo em que o dono do lenço deve correr. Quando a criança perceber que o lenço foi deixado pra ela, deve correr atrás do colega e tentar pegá-lo. Se for pego, o detentor do lenço deverá escolher outra pessoa para deixar o tecido, até que consiga fugir e se sentar na roda. Se conseguir sentar-se antes de ser pega, será a vez da outra colega escolher alguém para deixar o lenço. E assim a brincadeira continua até todos participarem.

Batata Quente

Em roda e sentadas no chão, uma criança irá passar, para o colega do lado, um objeto que representa uma batata quente. Apenas uma criança ficará sentada de costas na roda. Essa irá cantar “batata quente”, quando falar “queimou” a criança que estiver segurando a batata é que irá cantar “batata quente”. O jogo pode ser feito em duas fases, na primeira ninguém sai da roda, na segunda sim.

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Batatinha Frita 1, 2, 3

As crianças ficam uma ao lado da outro em fila. Enquanto uma fica de fora e deve falar “batatinha frita, 1, 2”, os pequenos têm que andar, quando falar “3” eles têm que parar e ficar em “estátua”. Quem errar vai saindo da brincadeira, até restar um.

Hipnotizador

Um(a) participante põe a mão a poucos centímetros do rosto de outro e este fica como que hipnotizado, devendo manter a cara sempre à mesma distância da mão do hipnotizador. Este inicia uma série de movimentos com a mão, para cima e para baixo, fazendo com que o companheiro(a) faça com o corpo todas as contorções possíveis a fim de manter a mesma distância. A mão hipnotizadora pode mudar, para fazer, por exemplo, com que o ator hipnotizado seja forçado a passar por entre as pernas do hipnotizador(a).

Morto-Vivo

Uma criança é eleita “chefe” para dar uma sequência de ordens para outra(s), e as apenas duas palavras podem ser usadas: vivo ou morto. Quando o “chefe” falar vivo, as crianças devem ficar de pé, e quando falar morto, as crianças tem que se deitar. Quando uma criança errar a ação da palavra, deverá sair do grupo, quem restar por último será o novo “chefe” da brincadeira.

comentário(s) via facebook