21dez 2015

05 Dicas Importantes para Gestantes

Na minha segunda gestação, depois de muita pesquisa e buscas intensas por informações de qualidade; descobri algumas coisas fizeram toda a diferença nesse processo e que se eu tivesse o conhecimento delas desde a primeira gestação, com certeza poderia ter evitado muitas situações desagradáveis. Por este motivo, vou repassar para vocês, 05 dicas importantes para gestantes. Todas elas me ajudaram muito  e tenho certeza de que também vai ajudar  outras mulheres. São dicas que auxiliam tanto no pré-parto, parto e pós-parto.

1- Informe-se o máximo possível

Busque por informações de qualidade, com respaldo científico. Na internet temos muitas delas disponíveis gratuitamente. Só fique atenta com informações desqualificadas, pois assim como encontramos boas orientações, o contrário é bastante comum. Informe-se o máximo possível, sobre tudo o que envolve o processo de pré-parto, parto  e pós-parto. Conheça os prós e os contras de cada tipo de parto para mãe e bebê, as opções existentes e os procedimentos que são realizados na grande maioria das maternidades. Saiba quais são necessários e quais não são. Pesquise sobre os benefícios da amamentação em livre demanda e prolongada, criação com apego, cama compartilhada, sobre o uso de carregadores (sling), introdução alimentar. É muito importante que você receba essas informações, para que possa viver uma maternidade mais ativa, consciente, plena e feliz.

2- Participe de rodas de gestantes

Procure saber os locais em sua cidade em que acontecem encontros de casais grávidos e rodas de gestantes. Em alguns locais eles acontecem semanalmente, em outros quinzenalmente ou até mesmo mensalmente. É muito benéfico participar destes encontros, pois ali você vai encontrar outras mulheres e casais que estão passando pelos mesmos processos. Vai ser possível trocar muitas informações, receber orientações de profissionais (já que na maioria das vezes esses encontros são conduzidos por eles), compartilhar experiências e receber apoio, o que é muitíssimo importante durante o período gestacional.

3- Evite dar atenção a informações sem respaldo científico

É muito importante que você verifique a qualidade de quaisquer informações. Seja uma informação que lhe foi dada por seu médico, até por sua vizinha. Existem muitos mitos que envolvem o processo de pré-parto/parto/pós/parto. Por este motivo é que você deve sempre verificar essas informações para ter certeza de que elas são verdadeiras e desta forma evitar acreditar em mitos que nada ajudam, ao contrário só atrapalham. Feche os ouvidos para pessoas que só querem palpitar, e que ainda são desinformadas.

4-  Faça um plano de parto

Através do plano de parto você vai conseguir planejar de maneira mais consciente o momento mais importante e sagrado de sua vida: O nascimento de seu filho. Vai ser possível saber e conhecer os procedimentos que são realizados no processo de trabalho de parto e saber quais você quer que sejam realizados e quais prefere evitar. Por este motivo é que as informações são muito importantes. O plano de parto é um grande aliado nesse sentido, porque nos faz pesquisar sobre o assunto mais profundamente. Existem diversos modelos de plano de parto na internet.  Por meio dele, você vai preencher incluindo todas as suas preferências. Por exemplo, se quer um acompanhante ou se não quer durante o trabalho de parto, se prefere se movimentar livremente, se gostaria de se alimentar e muitas outras decisões. Converse com seu médico sobre o plano de parto e aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas.

5- Faça Yoga

A yoga para gestantes é extremamente benéfica. Ela proporciona autoconhecimento, auxilia na conexão  entre mãe e bebê, ajuda a respirar de maneira correta, equilibrando as emoções e reduzindo  a ansiedade tão comum nesse período. Também são feitos exercícios que ajudam no pré-parto, parto e pós-parto. Além das orientações que são fornecidas durante as aulas sobre todo o processo gestacional.

Espero que vocês tenham gostado das dicas! E se quiserem acrescentar outras por aqui, fiquem a vontade! É só deixá-las nos comentários.

Beijos maternos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook

2 comentários deixe um →

  1. Oii…
    Amei as dicas, apesar de não ser mamãe de primeira viagem a gente sempre acaba aprendendo coisas novas.
    Queria tanto fazer Yoga, mas a preguiça não deixa rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    Responder
    • Liri Bauer

      Que bom que gostou, Camila Carvalho! Fico muito feliz! Beijinhos

      Responder