18jul 2016

06 Coisas que não se diz/faz para uma grávida!

Post por às em Gestantes, Pré-parto

06-coisas-que-nao-se-faz-diz-para-uma-gravida

Sabemos que existem muitas pessoas inconvenientes por aí, mas principalmente quando estamos grávidas e nos tornamos mães, a impressão que tenho é a de que muita gente consegue ser ainda mais sem noção! rs Por este motivo, listei 06 coisas que não se diz/faz para uma grávida. Confira a lista!

1- Fazer comentários do tipo: “Sua barriga está tão pequena” ou “está muito grande”…

Este comentário é desagradável, já que cada gravidez é única e o tamanho da barriga não é exatamente um “padrão”. Como a gestação é um período em que a mulher fica mais sensível do que o normal, a mesma pode começar a achar que existe algo de “errado” com o desenvolvimento de seu bebê….

2- Passar a mão na barriga da grávida sem o seu consentimento

Você já ouviu dizer por aí que a barriga de uma grávida não é patrimônio público?! rsss Muitas pessoas acham que sim, pois quando a mulher está grávida querem logo “passar a mão” na barriga da gestante. Tudo bem, que para muita gente, é um ato de carinho, mas a verdade é que não devemos tocar nas pessoas sem o seu devido consentimento. Se você não tem intimidade o suficiente com a mulher grávida, não faça isso! Ou antes pergunte, mas saiba que você pode receber um belo: “não”, ou até mesmo deixá-la numa situação constrangedora.

3- Perguntar qual será o tipo de parto

Esta é outra pergunta inconveniente. Isto porque, este tema já gerou muita polêmica. Na verdade o tipo de parto que a mulher decidiu: domiciliar, hospitalar, normal, cesárea… Só diz respeito a ela mesma e a sua família.

4- Julgar as escolhas da mulher

Se a mulher decidir lhe contar as suas decisões, não a julgue se não concordar! Estas escolhas são muito pessoais…. Lembre-se: não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você!

5- Contar histórias tristes de parto e maternidade

Não conte histórias tristes de parto ou sobre a vida materna… Isso pode trazer muita insegurança para as gestantes! Ao contrário, compartilhe histórias e momentos felizes!

6- Desencorajar a mulher

Não desencoraje a gestante, se a mesma por exemplo optou por um parto humanizado domiciliar ou qualquer outra escolha, a chamando de: “louca”, etc. Jamais diga que não vai dar certo! Seja qual for a decisão que a mulher tenha tomado, ela deve ter seus motivos para tal.  Cada um tem o direito de optar por aquilo que acredita ser o melhor para si mesma….

O que achou da lista? Já escrevi um outro post também aqui no blog, listando mais 06 coisas que não se diz para uma grávida. Confira clicando AQUI!

Beijos maternos, Liri ♥

 

 

 

comentário(s) via facebook

3 comentários deixe um →

  1. Nossa, realmente nenhuma dessas é legal, e tem gente que tem essa mania de ficar contando histórias triste ou relatando problemas no parto, isso é péssimo para uma grávida. “Passar a mão na barriga da grávida sem o seu consentimento” como eu detestava quando alguém achava que minha barriga era maçaneta de banheiro público! Amo seus posts <3

    Responder
    • Liri Bauer

      Exatamente assim né?! Tem muita gente sem noção nessa vida hahah. Que bom que está gostando dos posts querida! bj bj

      Responder
  2. Gostei da lista. Realmente tem uns comentários bem chatos. Mas não acho que comentar q a barriga esta grande ou pequena e,perguntar qual o tipo de parto são desagradáveis. Tudo depende da forma que é dita.
    Beijinhos

    Responder