03ago 2016

16 Palavras e Frases Essenciais na Relação Pais e Filhos

Post por às em Filhos

16-frases-e-palavras-essenciais-na-relacao-pais-e-filhos

É necessário sempre ter cautela ao nos comunicarmos com nossos filhos. Devemos estar conscientes da força que uma “simples” palavra ou frase pode ter sobre eles. Muitas vezes, algo dito de forma impensada e em um momento de forte estresse, pode acabar impactando negativamente na vida dos nossos pequenos; assim como o contrário também pode acontecer. Se soubermos utilizar as palavras e frases corretas nas mais variadas situações, podemos fortalecer a nossa relação, estabelecer uma comunicação positiva e ainda influenciar nossas crianças de forma saudável. Listei 16 palavras e frases essenciais na relação pais e filhos. Confira agora mesmo quais são!

a-importancia-dobrincar-para-pais-e-filhos

1 – Sim

Diga sim aos seus filhos para o que faz bem, para as coisas positivas! Isto não significa dizer sim para tudo, é preciso dosar o “sim” e o “não” na educação das nossas crianças. Os dois são muito importantes e devem ser equilibrados para trazer resultados adequados nas mais diversas situações.

2 – Não

Dizer: “não” é tão importante quanto dizer: “sim”! O primeiro coloca limites e orienta as crianças. O segundo incentiva os comportamentos positivos e saudáveis. Isto não significa que devemos falar “não” o tempo todo, pois  pode confundir as crianças. Existem até mesmo outras formas de falar isso de maneira mais positiva; ou seja redirecionando a criança e orientando quando por exemplo, ela mexer em uma tomada ou algo que não seja apropriado para ela. É muito comum os pais ficarem somente repetindo: não, não, não… Sem explicações e novas alternativas para os filhos… A disciplina positiva trata melhor desse tema.

3 – Desculpa

Nós pais também erramos! E quando isso acontecer não devemos ter medo de pedir desculpas aos nossos filhos.

4 – Você quer colaborar?

Incentivar as crianças a colaborar com algumas tarefas da casa e do dia a dia é extremamente positivo. Elas podem fazer isso de várias maneiras, como: no momento de preparar um bolo, na hora de recolher os brinquedos … Diferente do que muitos podem pensar, os pequenos gostam de ajudar. Isso faz com que se sintam úteis e ainda promove a autonomia dos pequeninos. A criança deve ter um papel em casa à medida que vai crescendo. As funções devem ser apropriadas para cada idade.

5 – Obrigada

A criança se sente reconhecida e será um hábito que muito provavelmente será reproduzido com as outras pessoas. E além de tudo, ensina o valor da gratidão!

6 – O que você acha?

Os pequenos se sentem respeitados quando perguntamos a sua opinião e também se sentem envolvidos nas decisões da família.

7 – Te amo!

Faz com que saibam e sintam que são amados!

8 – Não Sei

Ninguém sabe tudo e é bom que as crianças saibam disso. Quando elas fizeram qualquer pergunta que a gente não saiba como responder, devemos dizer a verdade! Ou seja,  que não sabemos sobre um determinado assunto, mas que podemos verificar para responder em outro momento. E é claro que devemos buscar uma resposta para a dúvida dos pequenos, sempre que possível, através de pesquisas, informações… Afinal, a internet está aí para isso também! Essa atitude é positiva tanto para eles, como para nós! Além do mais, vamos estimulá-los a fazer o mesmo quando não souberem algo!

9 – Você é especial!

Promove a autoestima dos nossos filhos, reforça as suas qualidades e faz com que se sintam ainda mais amados!

10 – Você me faz muito feliz

Demonstra o quanto as nossas crianças são essenciais nas nossas vidas!

11 – Você é muito importante pra mim

Faz com que saibam a importância da presença delas nas nossas vidas.

12 – Acredito e confio em você

Faz com que se sintam seguros ao expressarem seus sentimentos, acontecimentos e desejos.

13 – Você consegue!

Estimula as crianças a sempre tentarem e não desistirem de algo que tenham vontade de realizar! Devemos incentivá-los e se necessário demonstrar como se faz algo diversas vezes, explicando com calma e paciência…

14 – Você pode ser o que quiser!

Esta frase, faz com que saibam que eles podem ser o que estiverem dispostos a ser nesta vida. Seja um médico, um veterinário… Desta maneira, se sentem mais motivados a lutar e não desistir dos seus sonhos!!!!

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

15 – Eu te entendo

Promove  a empatia, facilita  a comunicação entre pais e filhos e fortalece o vínculo afetivo.

16 – Tenho orgulho de você!

Ressalte sempre as qualidades dos seus filho e fale o quanto se sente orgulhosa disto! Essa frase faz com que se sintam cada vez mais motivados!

E aí gostaram? Acrescentariam mais alguma frase ou palavra na lista?? Comentem!!

Beijos maternos, Liri ♥

 

 

 

comentário(s) via facebook