04abr 2016

A Importância da Interação Entre Crianças

Post por às em Brincadeiras, Educação, Filhos

a-importancia-da-interacao-entre-criancas

Quando os pequeninos começam a interagir com outros pequenos, são capazes de entender o  valor do trabalho colaborativo e do compartilhar. É desta forma, que vão fazendo amiguinhos, criando vínculo com outras pessoas que não somente os membros da família; já que os companheiros também são parte importantes da nossa vida. Quem não gosta de ter um bom amigo para conversar, trocar ideias, compartilhar histórias e experiências?

Quando iniciam na creche, na escola, já começam também a perceber que o mundo é  muito mais do que somente o *espaço familiar*. É muito benéfico estimular  e incentivar a socialização entre os pequenos. Já observei alguns pais que não gostam desta interação por diversos fatores, tais como: medo de brigarem entre si,  ou por não gostarem que outras crianças brinquem com os brinquedos de seus filhos, etc.

Algumas vezes, isso vai acontecer sim. Mas desta maneira também estão aprendendo; é sempre importante que os adultos estejam por perto para intervir em situações como essa, para que de fato não se machuquem. Mas é um processo natural… Temos que dar espaço para aprenderem a se relacionar; pois este é complemento importantíssimo para um desenvolvimento infantil saudável.

A minha pequena: Lorena, completou 01 ano e 07 meses no último Domingo. Ela sempre costuma brincar bastante com o irmão, mas agora  está na fase de querer interagir com outras crianças da sua idade. É muito interessante perceber essas diferenças de desenvolvimento. Quando ela estava com uns 10 meses e até mesmo um pouco antes, já sentia vontade de se aproximar de outras crianças, mas era ainda muito mais uma curiosidade em pegar o brinquedo do amiguinho e de ficar observando… Não acontecia tanta interação.

Agora Lorena já sente vontade de ficar brincando junto com outros pequenos, de ficar perto de crianças de sua idade; é algo bem natural mesmo. Como temos o hábito de levar as crianças para brincarem sempre que podemos nos parques da cidade, é bem visível esse aspecto nela. Quando encontra uma criança com idade aproximada, a mesma já busca uma integração e já tenta se comunicar falando algumas palavrinhas…

a-importancia-da-interacao-entre-criancas

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Sempre incentivei muito a prática do brincar, pois sei da importância para o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor e criativo dos pequenos. Tenho conhecimento também da importância da socialização e interação com outras pessoas, principalmente entre as crianças que conseguem se descobrir mais ainda através do *outro*. Quando brincam entre si, além de explorar  novas possibilidades, percebem as suas próprias diferenças, aprendendo e compreendendo também a sua própria individualidade.

A Lorena não tem o hábito de bater em outras crianças ou brigar,  ela quer somente brincar e descobrir. O que ela faz bastante é querer pegar o brinquedo do coleguinha para brincar também… Sempre estou por perto, acompanhando tudo, mas vou deixando as crianças se entenderem entre elas… Só  interfiro quando existe necessidade mesmo.

O que eu faço é explicar que o brinquedo não lhe pertence e peço para que devolva… Lorena costuma entender, as vezes chora um pouquinho, mas sempre vou reforçando e explicando… Isso somente quando  quer pegar o brinquedo *pra ela*.  O meu primogênito desde pequenino já interagia com outras crianças e sempre gostou muito. Percebia a sua felicidade ao brincar com outros pequenos e com os primos da mesma idade…

Como lhe fazia bem, como ficava satisfeito, alegre e feliz! O Luka adora ir em parques e fazer amigos para jogarem futebol juntos. É uma de suas brincadeiras preferidas. Ele têm muitos amiguinhos na escola e algumas vezes, alguns até vem em nossa casa para brincarem aos finais de semana.  Outras vezes um amigo dorme aqui em casa também.

Acho super saudável e incentivo. Quando acontece alguma festa de aniversário de um colega da escola, do qual meu filho é convidado, também o levo, se assim desejar. Mas sempre estamos por perto como já falei. Confesso que o Luka está com 08 anos e nunca o deixei dormir na casa de amigos, mas o contrário já aconteceu. Ele já dormiu fora de casa, mas na casa da minha mãe, irmã rsss… Nesta parte fico um pouco receosa, gosto que ele brinque, mas prefiro ainda estar por perto e saber o que está acontecendo…

Mas… criança gosta de criança rsss. Eles aprendem e descobrem quando brincam entre si… É muito necessária e benéfica essa interação social. Os pais devem estimular e incentivar a mesma, sempre de forma positiva. Os filhos desde cedo, copiam e imitam as ações da família. Quando percebem que os pais interagem bem socialmente, tendem a se portar da mesma maneira.

Isso acontece muito por aqui, porque tanto eu quanto meu companheiro sempre fomos bastante sociáveis. Quando as crianças são mais tímidas é preciso encorajá-las para que interajam com outras; mas nunca forçando uma situação; é  prudente conversar, explicar e ser um bom exemplo. Agora me contem um pouco, o que vocês pensam sobre esse assunto? Incentivam o relacionamento dos filhos com outros pequenos? Comentem por aqui!!!

Beijos maternos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook

1 comentário deixe um →

  1. Muito interessante

    Responder