11jan 2016

A importância da palavra mágica: “obrigado” para as crianças

Post por às em Educação, Filhos

a-importancia-da-palavra-magica-gratidao-para-as-crianças

Um obrigado, tem o poder de mudar o dia de muita gente, fazendo com que elas reconheçam o seu próprio valor,  de seu trabalho e a sua importância na vida de outras pessoas. É uma palavra tão simples, mas que infelizmente ainda não faz parte do vocabulário de todos. Muita gente sente dificuldade em dizê-la, seja por orgulho, pressa ou qualquer outra coisa. Por este motivo, é essencial criar este hábito em nossas crianças desde bem pequeninas, para que nunca sintam-se constrangidas em ser gratas, pois  gratidão é um sentimento nobre; que devemos cultivar e não sentir vergonha.

Quando seus filhos receberem algum presente de alguém, ou qualquer outra coisa, ensine-os e incentive-os a sempre agradecer! Incentive-os a agradecer e valorizar o que eles possuem: o lar, a família, amigos, alimentos, amor… Com certeza eles irão compreender futuramente o poder desta palavrinha tão especial! Não é a toa que dizem que ela é uma palavra “mágica”.

Ela realmente transforma as nossas vidas. A maioria das pessoas focam somente em “pedir” mas esquecem-se de “agradecer”. Por isso, é que os maiores sábios da humanidade dizem que não é necessário pedir, mas sim agradecer… Porque é assim que tudo flui e acontece!!! Aqui em casa, reforço sempre a importância desta palavra para meus filhos…. Acho extremamente importante para a formação deles como indivíduos!

Quero também aproveitar a oportunidade e deixar registrado por aqui toda a minha Gratidão a você que está lendo este post, para os que sempre acompanham o blog, para  a minha família, amigos e todos aqueles que confiam e acreditam em mim e no meu trabalho! Ter gratidão pela vida, por nossos filhos, familiares é uma expressão de amor. Reconhecer o que as pessoas fazem por nós, mesmo que seja considerado “pouco”, é muito importante. Todas as vezes que olho para os meus filhos dormindo, ou que recebo um beijo, um abraço, sinto uma profunda e verdadeira gratidão!

Uma pesquisa feita recentemente comprovou que as pessoas consideradas de “sucesso”; ou seja aquelas que obtiveram reconhecimento profissional, fama, dinheiro, todas elas têm algo em comum: são pessoas que agradecem muito e sempre valorizaram o que tem!

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Diz a sabedoria popular, que “quanto mais  a gente agradece, mais coisas boas acontecem”. Acredito muito nisso também! Portanto iniciar o dia e finalizar as atividades, agradecendo por tudo o que temos, pelas oportunidades diárias é uma ótima forma de fazermos um dia mais feliz! Mas também não adianta fazer isso, se somos incapazes de agradecer pessoalmente as coisas boas que as outras pessoas nos fazem!

A ingratidão é algo que machuca muito não é verdade? Por isso a importância e  necessidade de mantermos esse hábito dentro de casa e fora dela, com nossos filhos. Sempre que possível agradeça os pequenos, agradeça o seu companheiro. Agradeça um atendente que foi prestativo, um cuidador de carro, um amigo… Isso faz com que as pessoas se sintam importantes! Melhora a autoestima e a confiança delas. Ensine as crianças o valor da palavra mágica: “obrigado”. Particularmente, prefiro a palavra gratidão ao obrigado, mas as duas expressam a mesma coisa.

E você já agradeceu o dia de hoje?! Já ensinou a palavrinha mágica para seus pequenos?! Gratidão Sempre!!!!!

Beijos maternos, Liri  ♥

comentário(s) via facebook

2 comentários deixe um →

  1. Larissa Zorzenone

    Adorei seu texto. Eu sempre incentivo meu filho a agradecer e sempre agradecemos a ele quando faz algo que pedimos.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    Responder
    • Liri Bauer

      Que bom que gostou Larissa! Muito bom e importante este incentivo para o seu filho. Parabéns! Beijos em vocês 🙂

      Responder