16nov 2015

Benefícios do Banho de Balde para o Bebê

Atualmente muitas mães, na hora de preparar o enxoval do bebê, estão trocando a clássica banheira, por um balde apropriado para o momento do banho. O  “banho de balde” muito conhecido também como  ofurô, é muito benéfico para os pequeninos; pois como o balde é mais apertadinho, ele fornece uma sensação muito parecida com a do útero materno, o que faz com que o bebê possa relaxar bastante, sentindo-se mais confortável  e “protegido”.

Quando meu primogênito nasceu em 2007, desconhecia a prática do banho de balde tais como os seus benefícios; e o  banho do Luka, acontecia sempre na banheira tradicional. Ele no geral,  sempre gostou bastante do momento do banho, era muito raro ele chorar. Quando recém-nascido, chorava um pouco mais e se acalmava quando o virava de barriguinha para baixo. A grande maioria dos bebês, gostam muito dessa posição.  Já com a Lorena, minha filha mais nova, que nasceu em Setembro de 2013, já tinha lido muito sobre as funções terapêuticas do banho de balde; o que me fez  trocar a banheira pelo “ofurô” desde o início.

beneficios-do-banho-de-balde-para-bebes

Na realidade, quando ela nasceu, comprei uma banheira bem pequena e usei a mesma, até 2 meses e meio mais ou menos.  Me senti mais segura desta maneira, pois com essa idade, a minha filha já estava mais “durinha”. Foi quando fiz a troca da banheira pelo balde.  Existem mamães, que já optam pelo balde, desde que o bebê nasce. No meu caso, achei melhor esperar, até que  completasse ao menos dois meses, mas cada mãe deve agir da maneira que sentir-se mais confortável para tal.

O importante, é sempre tomar os cuidados necessários para a segurança do bebê,  e nunca, nunca mesmo, deixá-lo  sozinho. Neste momento a mamãe e o papai do bebê, podem participar juntos da hora do banho também, para uma maior segurança; quando ele ainda for recém-nascido. Por exemplo, o pai segura o bebê e a mãe pode dar o banho. Quando a criança estiver mais firme, a mãe ou o pai, conseguem se virar bem sozinhos.  Logo que fiz  a troca  da banheira pelo ofurô, a Lorena simplesmente amou, ficou sempre muito quietinha e relaxada, deu para perceber bastante as diferenças na maneira da qual ela se comportava na banheira e no balde. Com certeza ela ficava muito mais calma com a segunda opção.

beneficos-do-banho-de-balde-para-bebes

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Desde então, não comprei mais banheira para Lorena. Quando ela completou uns seis meses mais ou menos, o balde que tinha em casa acabou ficando pequeno demais. Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobri que uma boa solução quando a criança já não é tão pequena, é optar pela bacia, que é mais espaçosa do que o balde, mas fornece praticamente as mesmas sensações do ofurô. Foi o que fiz, e ela sempre  se mostrou bem favorável com a troca. Hoje em dia ela está com 14 meses e continuo dando banho nela de bacia, pois ela gosta muito, relaxa e brinca bastante.

O banho de balde e bacia, auxilia muito para um sono de mais qualidade, pois o bebê relaxa bastante e consegue dormir melhor. Por este motivo o recomendado é que ele aconteça no fim do dia. Comigo sempre funcionou muito bem e realmente percebo que a minha pequena, dorme bem melhor depois do banho no balde, bacia.

beneficios-do-banho-de-balde-para-bebes

É preciso ficar atenta com alguns cuidados, ao comprar o balde para seu bebê. Existem algumas marcas, específicas para esta finalidade; são um pouco mais caros, mas valem a pena, pois são mais seguros, evitando que o mesmo tombe e machuque o pequenino. Mas também servem baldes “comuns”, desde que não exista  nada que possa arranhá-lo e  nem machucá-lo, como as rebarbas por exemplo. Dê preferência aos baldes transparentes, para que consiga visualizar como está o corpo do pequeno, com alças reforçadas, borda larga e capacidade em média de 15 a 18 litros de água.

O balde que comprei para a Lorena, não foi específico, comprei-o no mercado mesmo, assim como a bacia, mas tomei todos os cuidados apropriados,  como citado acima, na hora da compra. Recomendo muito este tipo de banho, desde que lógico, tomando todas as precauções necessárias. Existem diversos vídeos na internet ensinando também como usar o ofurô, acho que vale a pena assistir junto com o companheiro e pesquisar um pouco mais sobre o assunto, antes de iniciar com os banhos. Vocês já conheciam o ofurô, já usaram ou usam com os filhos? Como foi a experiência por aí? Comentem por aqui!!!!

Beijos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook