20nov 2015

Brincar ao Ar Livre Faz Bem!

brincar-ao-ar-livre-faz-bem

Hoje em dia, são tantos os atrativos eletrônicos, que a criançada quer mais é ficar em frente ao computador, vídeo game, televisão, entre outros, e mal querem saber de brincar ao ar livre. Esse tema inclusive, tem sido bastante discutido atualmente pelos pais, educadores e outros profissionais. Além de estar sendo debatido com muita frequência, tem causado até certa preocupação, pois as crianças quase não brincam mais com “brincadeiras de criança” como antigamente.

Mas o que seriam brincadeiras de criança?! Muitas delas, estão  associadas com o brincar ao ar livre, como subir em árvores, brincar de pega pega, esconde-esconde, empinar pipa, jogar bola, andar de bicicleta. Na minha infância brinquei muito dessa maneira e como era bom!!!! Ter a possibilidade de correr livremente, sentindo o vento bater no rosto, nos cabelos, sentir o cheiro do mato, das flores… O brincar livre, é uma experiência sensorial e extremamente vibrante para os pequenos!

Não sou  contrária ao uso de eletrônicos, mas penso que sim, devemos monitorar os filhos, quanto ao tempo e a utilização dos mesmos. Se você mora em apartamento, leve os filhos para se divertir  também no parquinho do prédio, para passear na quadra e jogar uma bola, pular corda, brincar de bambolê, amarelinha. São tantas as brincadeiras possíveis e saudáveis, que o ambiente externo nos proporciona! Se você mora em casa, convide-os para fazer piquenique no jardim de casa e até acampar no quintal, eles vão adorar e você também vai se divertir muito! Se sua casa é pequena e não possui área verde, chame as crianças para ir no parque da cidade, em pracinhas, em locais que eles possam estar seguros e que  você consiga estar próxima a eles.

brincar-ao-ar-livre-faz-bem

Devemos estimular sempre o contato dos filhos com o brincar ao ar livre, por mais que hoje em dia os tempos sejam outros, e não mais da forma como era na nossa infância. Sei que o mundo está cada vez mais violento e queremos proteger ao nossos pequenos, mas existem atividades e opções super seguras para que não deixemos de vivenciar esses momentos tão importantes e essenciais para o desenvolvimento dos filhos. Todas as sugestões que já foram citadas aqui,  penso que são viáveis para todas as famílias. Temos que ser criativos e assim, estaremos desenvolvendo também a criatividade das nossas crianças.

Já falei por aqui, que não abro mão de levar as crianças para brincar ao ar livre. Essa é uma prática habitual da minha família e sentimos os benefícios que são proporcionados para todos nós. As crianças conseguem gastar energia, se divertir, descobrir coisas novas. Até a minha filha menor, desde neném, a levamos para parques da cidade, e ela adora! Nos passeios, aproveito para ampliar a nossa interação juntas e com o ambiente natural, mostro os passarinhos, ela fica muito atenta  a tudo o que ouve e vê. É uma ótima maneira de estimularmos nossos pequenos, de maneira criativa e sem gastos! E nós adultos, ainda conseguimos espairecer a cabeça, fazer uma caminhada, porque vamos combinar, que faz muito bem para  o nosso corpo e para  a nossa mente né?!

Quando não consigo ir aos parques, como moramos em casa e temos jardim, sempre levo principalmente a Loreninha que está bem nesta fase de descobrir o mundo, para ver as árvores, olhar os pássaros, olhar e pegar nas flores, nas frutas, do nosso quintal. Já postei algumas fotos na página do facebook e no instagram, mostrando para vocês alguns desses nossos momentos. Inclusive se você ainda não curtiu nossa fanpage clica aqui.  A Lorena, gosta demais desses nossos “tours” pelo jardim e quintal rssss. O primogênito,  joga muita bola na calçada de casa com o pai, e os dois sempre dão um jeito de interagir com o ambiente externo! Brinco muito com as crias dentro de casa também, fazemos muitas cócegas uns nos outros, brincamos com outros jogos que não sejam somente eletrônicos.

brincar-ao-ar-livre-faz-bem

Quando vamos para locais com bastante natureza, sempre carrego um pano para nos deitarmos e sentarmos na grama com as crianças, para que possamos ficar bem a vontade. Levo umas comidinhas de casa, frutas, água, etc. O Luka, gosta de jogar bola na quadra com outras crianças também, se socializa, a Lorena brinca com os brinquedos dela, anda na grama. Eu e meu companheiro brincamos com eles, fazemos uma caminhada, nos desestressamos. É muito gostoso!!! E vocês aí costumam levar os pequenos para brincar ao ar livre? Como é a experiência? Comentem!!

Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook