16nov 2015

Como escolher o nome do bebê?!

Post por às em Dicas, Filhos

como-escolher-o-nome-do-bebe

Escolher o nome do bebê, nem sempre é uma tarefa das mais fáceis. Isso porque as opções e possibilidades são muitas. Logo que descobri as minhas duas gestações, uma das primeiras coisas que  fiz, foi pensar em nomes de menina e menino. Com o primogênito, já estava decidido o nome, mesmo antes que eu ficasse grávida; pois eu e meu companheiro já havíamos conversado inúmeras vezes sobre o assunto.

O nome do meu filho, foi o marido, que me deu a sugestão, dizendo que gostava muito de Luka Thuan, e eu gostei muito também, assim que escutei. Como queria me sentir participativa na escolha e como fiz teatro durante a  gravidez, e estava ensaiando uma peça neste período, que por coincidência tinha um personagem chamado “Luká”; decidi que a escrita do nome, seria com K e não com C ou dois “Cs”, como de costume.

Uma coisa que sempre achei importante e não abri mão; foi manter meu sobrenome, junto ao nome dos filhos e não somente o  paterno, como é mais comum também. O que é o meu caso, por exemplo. Meu nome e de meus irmãos, só tem o sobrenome paterno e não materno. Creio que minha mãe, não fez questão disso. Mas eu ao contrário, acho essencial, que eles carreguem o meu sobrenome ao deles. Sempre achei muito machista prevalecer somente o sobrenome paterno nesses casos, mas independente de qualquer coisa, isso vai muito da escolha pessoal de cada um.

Na gestação da minha mais nova, pedi sugestões de nomes femininos e masculinos para o maridão novamente, mas ele só conseguia pensar em nome masculino, que no caso era Lorenzo, nome este, que também me afeiçoei logo de cara. Desta maneira,  estava definido que se fosse  um menino; se chamaria assim.

Mas como descobrimos que era uma menina, escolhi Lorena, que é um nome do qual gosto muito, sempre achei  bonito, forte e marcante. Como o marido não se mostrou contrário a minha decisão, ficou decidido desta maneira. Vocês estão percebendo que todos os nomes pensados e escolhidos dos meus filhos, começam com a letra “L”?! Pois é! Este é um outro fato curioso de nossa família haha.

O meu nome começa com L, o do maridon também e do primeiro filho, foi escolhido sem que a gente tivesse se dado conta disso. Não demorou muito tempo, para que algumas pessoas próximas a nós, começassem a nos chamar de a família “L”. Foi aí que percebemos a coincidência toda e nosso segundo filho, foi pensado em um nome que também tivesse essa inicial, para mantermos  a tradição rsss.

Acredito que todos esses pontos do qual foram importantes para mim e minha família, podem ser importantes para você também, se ainda não decidiu o nome do bebê. Fazer uma lista com todos os nomes do qual você e seu companheiro gostem, acho que é outra coisa interessante, que pode ajudar e muito! Aí vai eliminando, até restar um!

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Muitas mamães gostam de dar o nome de algum familiar para o filho, como o nome do avô, ou da avó, ou outra pessoa que tenha sido marcante em sua vida ou de sua família. Outras, gostam de dar o nome do pai, quando é um menino e acrescentar ao final o “filho” ou “neto”, quando é do avô.

Nesses casos, acho válido também, porque é um nome que carrega uma história, além de ser uma bela homenagem. No fim das contas, acho bonito isso, quando o nome carrega essa “história”, quando tem um significado bacana para ambos: pai, mãe, familiares da criança.

Pensar no simbolismo do que representa o próprio nome escolhido, também é uma outra opção. Os nomes dos meus dois filhos, busquei os significados, e achei muito lindo por sinal e assim me ajudou a definir na escolha final. Existem pais que gostam de dar nomes bíblicos aos filhos ou de pessoas famosas, das quais admiram.

Penso que todas essas, que já mencionamos por aqui, são opções que podem ser levadas em conta, acho importante apenas ter bom senso com a escolha, afinal será algo que vai prevalecer por toda uma vida, a não ser que decidam mudar o nome… Mas não queremos que isso aconteça não é verdade?! rs. E vocês aí, o que pensam a respeito da escolha dos nomes dos filhos?! Comentem por aqui!!! Gravei um vídeo sobre o tema também, não deixem de conferir! É só dar o play abaixo!

Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook

2 comentários deixe um →

  1. Silvana

    Foi muito difícil escolher um para o meu filho ou filha mas com muito custo eu já escolhi ser for menino vai chamar cauã Felipe e se for menina vai chamar Isabela

    Responder
    • Liri Bauer

      Lindos nomes! Uma ótima escolha, adorei os dois! beijos 🙂

      Responder