15out 2015

Como incentivar a criatividade dos filhos

Post por às em Brincadeiras, Educação, Filhos

As crianças são essencialmente criativas. Isso porque no geral, elas não têm certos bloqueios como nós adultos temos. Elas dançam e falam, em frente de um grande número de pessoas sem nenhuma vergonha, cantam, desenham, são capazes de criar e fazer coisas realmente incríveis, mesmo sendo bem pequenas. Engraçado que nós mães e (adultos), já fomos um dia assim também não é mesmo? Éramos também capazes de fazer tudo isso, com intensa liberdade e prazer. Só que geralmente o que acontece, é que nos tornamos adultos travados, cheios de vergonha, incapazes de falar e dançar em frente de muitas pessoas.

Crescemos e perdemos a nossa espontaneidade. Isso porque quando crianças, no geral, os pais nos chamam a atenção para nos “comportarmos” melhor em meio as pessoas, não dançar com tanta intensidade, não pular demais, não falar tanto, entre tantas coisas que os pais e adultos fazem sem pensar que desta maneira, estão gerando bloqueios sim, nos filhos. Isso não é só os pais que fazem, mas os professores na escola, nossos parentes, amigos… E aí que quando nossos filhos se tornam adolescentes, e têm por exemplo que apresentar um trabalho na escola em frente aos colegas, quase morrem de vergonha, ficam gaguejando, ficam vermelhos, roxos de ansiedade e até medo.

como-incentivar-acriatividade-dos-filhos

Desenho que o Luka fez com 05 anos.

Isso aconteceu comigo. Era uma criança extremamente espontânea, sempre gostei de falar em público, de conduzir brincadeiras, de inventar…. Até os meus 05 anos mais ou menos, meus pais achavam tudo lindo. Conforme fui crescendo, eles começaram a me pedir para parar um pouco com tudo aquilo, para não “incomodar” as outras pessoas. Sei que eles não faziam isso por mal, realmente queriam que as pessoas percebessem como eu era “bem-comportada” e bem educada” por eles. Só que com tudo isso, fui me tornando travada… Quando entrei para o teatro aos 23 anos, fui perdendo muita da timidez e reconquistando a liberdade e a alegria perdida lá na infância… Mesmo assim, pasmem! Ainda me acho tímida hahha. É isso que acontece com muitas pessoas também, para deixar alguns bloqueios de lado e vencê-los, buscam o teatro para conseguir falar melhor em público, se socializar, vencer o medo e a vergonha das outras pessoas.

Já vi crianças que são tímidas também desde muito cedo. Não gostam de se socializar com outras crianças, têm muita vergonha, quase não falam, não pulam, não dançam, não cantam, quando falam o fazem muito baixo, e quase não se escuta o que dizem…Acho que nesses casos os pais devem analisar o que pode estar acontecendo com a criança para ela estar assim. Pode ser da natureza dela também? Pode! Mas se ela não era assim, e ficou de uma hora para outra é  importante estar atenta ao comportamento dela, porque é dessa maneira que os pequenos nos dizem muitas coisas, das quais não conseguem  comunicar em palavras.

como-incentivar-a-criatividade-dos-flhos

Luka jogando capoeira na escola.

É importante cuidarmos para não bloquear nossos filhos. Lógico que não vamos deixar eles fazerem tudo o que querem, chegar na casa de amigos, familiares, na escola e ficarem pulando e quebrando a casa inteira ou a escola haha. Acredito que deve existir um consenso, uma conversa e explicar que em certos lugares e momentos  talvez não seja apropriado para isso, mas que em outros momentos eles devem sim pular, correr, como por exemplo em parques, pracinhas, na hora do recreio… O que eu faço com meus filhos para incentivá-los nesse sentido é sempre levá-los em parques, para brincarem livres na natureza, da forma que quiserem, sem “incomodar” ninguém rsss.

Esta é uma maneira muito boa, barata e importante dos pequenos soltarem a imaginação! Eles precisam muito estar em contato com a natureza, estar ao ar-livre… Como sou do teatro e o maridão é fotógrafo, meus filhos desde sempre estão em contato com a arte diretamente. Percebo como esse contato todo os estimula e faz a diferença na vida deles. As crianças adoram arte, elas são verdadeiras artistas natas. Por isso que esse contato é muito bom para elas. Mesmo que os pais não sejam do ramo artístico, podem levar os filhos para assistir uma peça infantil, assistir um espetáculo de dança, até fazer alguma atividade nesse sentido, sem sobrecarregar os pequenos é claro, que devem sempre se divertir, sem acúmulo de atividades. O mais importante para as crianças é brincar, descobrir.

como-incentivar-a-criatividade-dos-filhos

Grávida da Lorena nesta imagem. Foto tirada após assistirmos um espetáculo teatral infantil.

Desde que o Luka era muito pequeno, os incentivamos  a pegar a câmera fotográfica, o ensinamos a manuseá-la de forma bem básica. Ele já começou a tirar boas fotos, com foco, bom enquadramento, porque fomos incentivando… Tudo de maneira muito natural, e ele adora. Ele aprende muito vendo o pai manusear a câmera também… As crianças aprendem demais olhando o que fazemos. Na escola na qual ele estuda existem atividades que são realizadas fora do período de aula (extracurriculares), e ele nos pediu para fazer a capoeira, o interesse surgiu da parte dele e a gente por aqui é claro, apoia e ele fez durante 01 ano. Hoje em dia ele está fazendo tênis, outra opção pessoal dele. Os esportes também são maravilhosos para desenvolvimento motor, socialização e geram confiança.

Os pais devem ficar atentos aos talentos e aptidões dos filhos que aparecem desde muito cedo. Lembro-me que sempre gostei de escrever. Quando criança, com 07 anos já escrevia peças de teatro, poesia, gostava muito de arte. Esses “dons artísticos” já eram bastante evidentes. Se seu filho não sentir-se sobrecarregado e tiver vontade de fazer uma atividade artística ou esportiva, incentive-o! Mesmo em casa isso é totalmente possível! Os pequenos precisam do nosso apoio. Quando eles fizerem um desenho, elogie a criatividade das suas crianças, elogie os pontos marcantes dos quais perceber, mostre interesse nas coisas das quais eles gostas e fazem. Eles percebem nosso interesse e desinteresse. Pode ter certeza que ficam muito tristes mesmo, quando percebem que não demonstramos a atenção devida a eles.

como-incentivar-a-criatividade-dos-filhos.

Luka com 06 anos, manuseando muito bem a câmera fotográfica do pai.

São diversas as formas de incentivarmos a criatividade de nossos filhos. Seja valorizando o momento do brincar ao ar-livre, de desenhar, dançar, cantar,  levando-os para assistir espetáculos, incentivando  a prática de esportes e o hábito da leitura…. O importante é entendermos que as crianças são muito criativas e o nosso incentivo para que toda essa criatividade não se perca pelo caminho, também depende muito de nós. Prezarmos por uma educação mais criativa é fundamental para que nossos filhos cresçam mais inventivos e felizes. Criei um e-book que abordo esse assunto, com 10 jogos criativos para você brincar com seus pequenos diariamente e trago dicas para promover uma educação criativa dentro de nossas casas e fora dela. Se você se interessou pelo tema, clique aqui para adquirir já o se e-book Educação Criativa- É Brincando que se Ensina. Tenho certeza que você e seus pequenos vão adorar!!!

Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook