24mar 2015

Dicas de livros para ler na gestação

Post por às em Dicas, Gestantes, Livros

leitura na gestação

Quando estava grávida da Lorena, eu li alguns livros que me auxiliaram bastante durante este período. Foi possível através dessas leituras, empoderar-me e conectar-me comigo mesma e com meu bebê. Além disso, obviamente me trouxeram informações preciosas no que diz respeito a todo o processo gestacional, parto, puerpério e maternidade. Desde sempre eu gosto e conservo o hábito da leitura. Mas se você não gosta tanto assim de ler; não precisa seguir a lista completa que sugiro abaixo. Porém, recomendo que leia ao menos o livro número um e dois da lista; que são leituras quase que obrigatórias para as mulheres nesse período tão especial que é a gestação. São livros inspiradores e que para mim, a leitura dos mesmos fizeram toda a diferença na minha jornada materna. Segue a lista e boa leitura:

1- Mulheres que Correm com os Lobos

Este livro é sensível e transformador, não somente para gestantes, mas para todas as mulheres do mundo. Foi o primeiro que eu li durante a minha segunda gestação e que eu recomendo muitão que vocês todas leiam! Ele é da autora Clarissa Pinkola Estés, que é psicanalista junguiana. O livro faz uma abordagem lindíssima da alma feminina, através de dezenove histórias antigas.

2-  A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra

É um livro da autora argentina, Laura Gutman, que é psicoterapeuta. Na obra, a autora traz reflexões sobre a responsabilidade e os cuidados que devemos ter com o bebê. É uma literatura indispensável para todas as mães.

3- Parto Ativo

De autoria da britânica Janet Balaskas, que é ativista e criadora do movimento do parto ativo. Esse movimento, traz empoderamento e transformação para as mulheres, no momento de seu parto. Este livro, contém material necessário para quem busca um parto normal, natural e humanizado.

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

4- Quando o corpo consente

Obra linda, de autoria de Therese Bertherat, que faz uma reflexão de todas as etapas da gestação. É um diário de uma gestante. Tem uma escrita agradável e faz com que o leitor se identifique e entre na história  rapidamente.

5- Mulheres Visíveis, Mães invisíveis

Livro, também da autora Laura Gutman. Faz uma abordagem sobre o parto, maternidade, criação dos filhos e da importância de respeitar a opinião da mãe nessas etapas; entre outras grandes contribuições e reflexões sobre o tema, que esta autora faz nessa obra.

6- O Poder do Discurso Materno

Outro livro da autora e psicoterapeuta junguiana, Laura Gutman. Neste livro, ela fala sobre como o discurso das mães e suas opiniões perante os filhos, os  famosos “rótulos” podem afetá-los. Muito interessante as reflexões que a autora nos convida a fazer sobre o tema.

Acrescentariam mais algum livro nesta lista? Quais? Comentem!!

Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook