26ago 2016

Dicas para estimular o gosto dos seus filhos pela leitura

Post por às em Educação, Filhos

 

Dicas_para_estimular_o_gosto_dos_seus_filhos_pela_leitura

Incentivar o hábito da leitura, é um estímulo a criatividade, inteligência e imaginação dos nossos filhos; além de auxiliar para uma melhora da capacidade de concentração, vocabulário, escrita e aprendizagem das nossas crianças. Muitas pessoas conhecem os benefícios proporcionados para aqueles que mantém contato constante com a literatura, mas mesmo assim dificilmente pegam um livro para ler.

Muitos adultos e pais acham “chato” literatura, e por este motivo deixam de incentivar as suas crianças. Mas é preciso lembrar que nenhuma pessoa no mundo nasce leitora. Um leitor se faz. É o hábito da leitura, que desperta para o prazer e o gosto pelos livros, para este universo de conhecimento. Se você não gosta muito de ler, é bem provável que lhe faltaram estímulos necessários neste sentido, na sua infância. Procure se lembrar se os seus pais lhe contavam histórias, lhe presenteavam com livros?

Reforço novamente, que um leitor não nasce, se faz! É extremamente importante, que possamos incentivar o gosto pela leitura dos nossos filhos. Para que desta forma, eles desenvolvam o gosto pela leitura. Quanto mais cedo os livros são introduzidos na vida da criança, mais fácil se torna este processo. E para que seus filhos possam ser estimulados corretamente no mundo mágico dos livros, segue algumas super dicas para te ajudar a ajudá-los! Continue lendo!

1- Deixe livros em locais bem visíveis pela casa

Seus filhos precisam ver os livros em casa. A presença deles, já faz uma enorme diferença e ajuda a despertar o interesse pela leitura.

2- Leia para seus filhos

Pegue um livro e leia para as suas crianças. Mostre as figuras. Isto faz com que a imaginação e a criatividade sejam estimuladas, assim como o interesse pelos livros. Lembre-se que uma criança não precisa saber ler, para ter contato com livros! Desde bebê, isso já pode e deve acontecer!

3- Deixe seus filhos perceberem que você lê!

Quando os pais têm o hábito da leitura, os filhos são estimulados naturalmente, simplesmente por perceberem que seus pais também gostam de ler. Lembre-se sempre que o exemplo é fundamental!

4- Leve seus filhos para a biblioteca regularmente

Explorem juntos a seção infantil. Perceba quais são os livros que as suas crianças sentem mais interesse e estimule-os no contato com os mesmos.  Se divirtam!

5- Reserve diariamente um tempo para  a leitura em família

Leia todos os dias para seus filhos antes de dormirem, ou logo após o jantar. Crie este hábito dentro de sua casa.

6- Crie um cantinho da leitura

É importante ter um local para que os livros das crianças possam ficar guardados e elas possam pegá-los para ler no momento que quiserem. Ensine os seus filhos a cuidarem dos livros. O cantinho da leitura, pode ser no próprio quarto dos pequenos. Você pode deixar uma poltrona por perto para se sentarem, uma cadeira para facilitar o momento da leitura.

7- Presenteie seus filhos com livros

Sempre que achar prudente, compre livros para oferecer de presente para as suas crianças.

Segue um vídeo abaixo que gravei, falando também sobre este tema tão importante! Aperte o play e não esqueça de me dizer o que achou das dicas! Comentem! Aproveita também para se inscrever no nosso canal  do YouTube, para não perder os próximos vídeos!

Beijos maternos, Liri ♥

 

 

 

 

comentário(s) via facebook