21out 2015

Dicas para fotografar bebês e crianças (Faça você mesmo)

Post por às em Dicas, Filhos, Fotografia, Mães

Depois que nossos filhos nascem, a vontade que temos é de fotografá-los em todos os momentos, para deixar tudo registrado. Fotografar bebês e crianças hoje em dia, não é difícil; pois no geral, os celulares que usamos possuem câmeras, o que facilita para fazer os registros, em qualquer lugar e a qualquer hora. Claro que não se pode comparar a qualidade de uma câmera semi profissional, ou até mesmo uma profissional com a de um celular, mas o importante é não deixar de eternizar esses momentos tão especiais. Mesmo não fotografando com equipamentos de alta qualidade, é possível sim fazer bons registros, se tomarmos alguns cuidados na hora dos cliques.

Busque o melhor enquadramento

Já falei por aqui que gosto muito de fotos espontâneas das crianças, sem muita “produção”. Acredito que não é preciso muita coisa para ficarem lindas, já que elas já o são naturalmente. O importante é cuidar com o ângulo da imagem, buscar o melhor enquadramento; ou seja, cuidar na hora do clique para registrar somente o que é importante para a ocasião. Por exemplo: Se a criança está comendo a sua primeira papinha. Priorize o que é fundamental neste momento: que é o seu rosto, ela sentada na cadeirinha. Cuide com o fundo da imagem, com as laterais e não faça o clique em plano muito aberto. Neste caso, um plano fechado, fica melhor.

Cuide com a iluminação

Preocupe-se com a iluminação. As fotos ficam bem melhores em locais com bastante claridade. Não fotografe em lugares muito escuros, mas também fique atenta para não saturar a imagem, deixando-a clara demais. Fique atenta para não tremer  as mãos na hora de fotografar.

Cuide para a imagem não ficar *tremida*

Imagens tremidas não ficam bonitas e você pode perder um bom registro. Lembre-se que um momento perdido não volta mais! Você pode capturar outros momentos, mas o que passou, jamais. Deixe suas mãos firmes e a câmera parada.

Faça uma pequena produção

Se o seu filho é bebê e você quer fazer um book dele, mas está sem dinheiro, faça você mesma! Não tenha medo! Seguindo as dicas que foram dadas acima, com certeza as imagens ficam muito boas! Para um book caseiro, sugiro sim uma certa “produção”. Neste caso, você pode além de tudo o que já falamos, escolher roupas bacanas para as fotos. Separe algumas diferentes, deixe-as próximas, para facilitar as trocas. Separe alguns acessórios, se for menina: fitas de cabelo, se for menino: bonés. É possível colocar um tecido colorido de fundo para melhorar a qualidade da foto, que pode ser um lençol. Você pode preparar o cenário colocando bichinhos de pelúcia perto da criança, bonecas, carrinhos, flores, etc. Tudo vai depender da proposta escolhida para o “tema” do book e de sua criatividade! Mas cuidado para não poluir demais o cenário com muitas coisas. Lembre-se que menos é mais!

Escolha um bom local

Escolha um local seguro para os cliques. É bom neste dia, ter alguém junto para acompanhar a sessão e cuidar da criança, se você vai estar fotografando. Busque lugares e posições confortáveis, seguras para a criança. Acho que muitas de vocês sabem que o meu marido é fotógrafo. A câmera que ele usa é profissional, o que difere na qualidade das imagens. Sempre fazemos as fotos dos nossos pequenos em casa, ele captura as cenas e eu geralmente faço a produção, preparando cenário, acessórios, escolhendo as roupas que serão usadas. É um trabalho em “equipe” e em família rs. Nos divertimos fazendo tudo isso. Vou deixar aqui, umas ideias de fotos que fizemos com a Lorena quando ela tinha apenas 1 mês.

As fotos, como disse anteriormente, foram feitas em casa, em cima da nossa cama. Fiquei sempre perto para que ela não caísse e a deixei no meio da cama, para maior segurança. O Luka também ajudou, fazendo a iluminação com um refletor, pois o dia estava nublado e necessitava de mais luminosidade. Sempre é bacana conversar com o bebê e brincar, para que assim, seja possível capturar sorrisos e outras expressões. É indicado esperar que o bebê já tenha dormido, mas não fazer também logo em seguida, ao acordar.

O recomendado é que ele esteja descansado, “animado” e alimentado. Não demore demais para fazer as fotos, para não cansar o bebê. A sessão fotográfica que fizemos da Lorena, ocorreu do jeito que já falei por aqui . Usei algumas trocas de roupas (não muitas),  acessórios, coloquei um lençol branco de fundo. Como não estava frio no ambiente,  deixei a pequena somente com a fralda, para algumas cenas.  No cenário, usei bichinhos de pelúcia e flores. Tudo com o que tínhamos em casa, sem gastar nenhum tostão! Confira as fotos que foram feitas nesse dia e depois me conte nos comentários se gostou, ok? Quero saber também a sua opinião! Beijos maternos, espero que essas dicas te ajudem.

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas(faca-voce-mesmo)book

book2

"dicas-para-fotografar-bebes-e-crianças(faca-voce-mesmo)

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas-faca-voce-mesmo

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas-faca-voce-mesmo

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas-faca-voce-mesmo

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas-faca-voce-mesmo

dicas-para-fotografar-bebes-e-criancas-faca-voce-mesmo

Boas fotos! Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook

2 comentários deixe um →

  1. Se torna cada vez mais difícil eu conseguir boas fotos do meu filho. Ele não para quieto kkkkk. Gostei de suas dicas.

    Vidas em Preto e Branco

    Responder
    • Liri Bauer

      Sei como é Larissa rsss. Mas deixa ele a vontade para clicar, porque fotos espontâneas são as melhores, tem que ter paciência para pegar o momento certo do click, mas vale muito a pena hehe! Beijos em vocês!

      Responder