25fev 2016

Educando os filhos com amor e criatividade

Post por às em Brincadeiras, Educação, Filhos

educando-os-filhos-com-amor-e-criatividade

A educação, seja no âmbito formal ou informal, não é tarefa fácil. Exige entrega, dedicação, paciência, amor, atenção, vontade de ensinar e aprender. As nossas crianças aprendem com nossos exemplos, dos quais elas irão copiar depois através da imitação.

Além dos pequenos aprenderem muito com as nossas atitudes, uma outra forma de aprendizagem para eles é a brincadeira, que funciona da mesma forma. Quando as crianças estão envolvidas no seu universo do faz de conta, elas imaginam e imitam os comportamentos dos adultos quando brincam de ser professores, artistas, médicos. Desta forma, elas também estão aprendendo e compreendendo o mundo, afim de se prepararem para a fase adulta.

Desta maneira, não adianta falar com as crianças uma coisa e apresentarmos um comportamento diferente para elas. Como as mesmas aprendem muito através da “imitação”, que no teatro e na arte chamamos de “mímesis”, devemos nos preocupar muito mais com nossas atitudes e comportamentos do que com palavras. Essas, também são importantes, mas devem ser um complemento de nossas atitudes; ou seja, devem acrescentar e ser compatíveis com nossas ações e não opostas e contrárias.

educando-os-filhos-com-amor-e-criatividade

Quando as crianças jogam, também aprendem sobre regras, aprendem a se socializar, desenvolvem capacidades motoras e cognitivas. Como as crianças aprendem muito através da imitação, brincadeiras, do jogar e do faz de conta, uma educação com mais criatividade pode e deve ser uma educação centrada nas brincadeiras, atividades lúdicas, no riso e nos jogos. Isto porque a linguagem dos pequenos é a brincadeira, criatividade e a alegria. O que torna mais fácil a nossa comunicação com elas e cria-se uma empatia instantânea entre pais e filhos.

A educação criativa propõe que os pais brinquem com seus filhos diariamente no mínimo durante quinze minutos, para que o vínculo afetivo aumente e para que se possa estimular a inteligência e a criatividade dos nossos pequenos. Pesquisas comprovaram que quinze minutos diários, dedicados ao brincar com nossos filhos, já é suficiente para proporcionar todos os itens citados acima, e propiciar uma vida mais alegre, criativa e saudável para todos da família.

Uma educação amorosa, criativa e inventiva, tende a  incentivar os pais a levarem seus filhos para brincar ao ar livre, estabelecendo contato com animais de estimação, atividades em meio à natureza e o estímulo constante e necessário para que os filhos desenvolvam suas capacidades criativas, motoras e cognitivas. Este conceito educacional não é permissivo, apenas busca uma educação mais criativa e estimulante para todos. Tornando o ambiente do lar em um local propício para o ato criativo. Os eletrônicos são permitidos na educação criativa, porém com a supervisão e limites estipulados pelos pais. Não recomenda-se o uso destes, antes dos 02 anos de idade.

educando-os-filhos-com-amor-e-criatividade

Todos os métodos aqui propostos, fazem parte de um ebook do qual desenvolvi, que se chama: Educação Criativa é Brincando Que Se Ensina que você pode adquirir clicando AQUI. No ebook, tem muitas dicas, brincadeiras criativas para desenvolver com os filhos e a família. Neste trabalho, está incluído anos de pesquisas pessoais  no âmbito da arte educação, das quais iniciei ainda antes mesmo da  vida acadêmica. Na Universidade no curso de licenciatura em teatro, do qual me formei, me foi possível  aprofundar novos conhecimentos que desenrolou-se  no meu ofício de educadora, através de aulas de teatro e arte, ministradas para crianças, adultos e adolescentes.

Espero auxiliar você também a redescobrir e reencontrar sua a criança interior, com o ato de brincar com os filhos e estimular ainda mais a criatividade das crianças, que já o são naturalmente; porém é preciso sempre estimulá-las para que não acabem se esquecendo disso. Propiciando assim, uma vida mais leve, alegre, estimulante e criativa para todos da família. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder ou até mesmo se preferir me envie um e-mail para liriene@estacaomaterna.com.br. Acompanhem o vídeo abaixo sobre uma educação mais criativa!

 

Beijos com amor, Liri ♥

comentário(s) via facebook