11mar 2015

Gestação: É tempo de preparação

Post por às em Gestantes

Já ressaltei algumas vezes, aqui na nossa  Estação Materna, sobre como a gravidez é um período sagrado na vida de uma mulher e de sua família. A gestante carrega o dom da vida dentro dela e os familiares estão felizes e ansiosos para conhecer o mais novo integrante da família.

São diversos os cuidados que a gestantes devem ter durante este período. Além de um bom acompanhamento pré-natal, ela também deve dedicar um tempo na preparação  de seu  parto e pós-parto. Elas se fazem necessárias para não deixar tudo para a última hora. É também importante, para a mulher sentir-se preparada e empoderada para viver todas as mudanças que estão somente começando na sua vida materna.

É relevante a preparação da gestante em todos os níveis: mental, emocional, corporal, para que ela esteja apta a vivenciar sempre uma gravidez ativa, saudável e consciente. No que diz respeito a preparação mental, ela deve buscar durante os nove meses: informações de qualidade, ficar a par das opções que poderá ter no momento do seu parto. Com relação aos tipos de parto, pode optar pelo: normal ou cesárea. A mulher deve se informar a respeito da humanização do nascimento.

Sempre ressaltando que o mais saudável e recomendado para a mãe e o bebê, é o parto normal humanizado, devido aos seus inúmeros benefícios para ambos. A gestante pode escolher também o local do parto: Domiciliar, ou hospitalar.

bannerfans_15148617

A preparação emocional pode ser feita com a prática de yoga para gestantes. Através de suas meditações, visualizações, relaxamento e práticas corporais, auxiliam no equilíbrio das emoções e na conexão mãe e bebê; que é de extrema necessidade neste momento. Traz empoderamento, fortalece a autoestima, diminui o estresse, propiciando uma maior consciência corporal e mental.

Uma atitude de preparação e cuidado com o corpo também é extremamente benéfica para a saúde de mãe e bebê. Isso envolve desde os cuidados alimentares, buscando uma alimentação mais saudável e natural; como a inclusão de uma dieta com bastante água, frutas, verduras,etc.

A prática de exercícios é outra atitude que vai auxiliar na preparação do corpo tanto para uma gestação mais agradável, sem muito aumento de peso, como também é positiva para um parto normal. Criar o hábito de passar creme corporal durante o dia, também ajuda a prevenir estrias.

Enfim mamães, essas são apenas algumas das preparações que devemos fazer. Mas ainda existem outras como: chá de bebê, chá de fraldas, quarto do bebê e enxoval. Quanta coisa não é mesmo? Mas fiquem tranquilas que vocês terão nove meses para isso. Porém, é importante não deixar tudo para o último momento. Bom tempo de gestação e preparação para todas!!!

Beijos  Fraternos e Maternos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook