12jan 2016

Gestação e útero bicorno

Post por às em Gestantes, Pré-parto, Saúde

Imagem retirada da internet.

Olá mamães!! Hoje a Estação Materna, está trazendo uma entrevista exclusiva com uma leitora, que prefere manter a sua identidade em sigilo. Ela entrou em contato comigo esta semana e relatou a sua história; da qual  me emocionou muito. Foi então que a convidei para esta entrevista, para que pudéssemos auxiliar outras mães e mulheres com o mesmo caso.
Ela me contou que havia descoberto  a gravidez a pouco tempo e estava muito feliz com o resultado. Já estava se preparando para receber o bebê com muito amor e carinho. Mas infelizmente ela sofreu um aborto espontâneo, e sua gestação infelizmente foi interrompida. Está mulher guerreira ficou muito triste e abalada, mas não perdeu as esperanças de ainda um dia ter seu filho nos braços. Todas nós mulheres, mesmo que não tenhamos passado por uma situação dessas, podemos imaginar o quanto é triste  a perda de um bebê tão desejado e sonhado.

A leitora descobriu que tem o útero bicorno. O termo está relacionado com uma má formação uterina, da qual existe uma membrana dividindo o útero em dois lados, que podem ter tamanhos diferentes, ou seja, pode ter um lado grande e um pequeno, ou os dois grandes ou até mesmo os dois pequenos.

Em muitos casos esse útero acaba ficando em um formato parecido com o de coração.  O grau de separação entre os dois lados pode variar. Pode ser pouco separado, ou ainda completamente separado, resultando em dois úteros. O diagnóstico desta condição é feito por meio de exames de imagem, como radiografias e ultrassonografia.

As mulheres que possuem o útero bicorno, podem encontrar dificuldades para engravidar e até mesmo ter impedimento para que a mesma aconteça. No caso desta leitora, ela conseguiu engravidar, porém sofreu recentemente um aborto espontâneo, bem no início da gestação. Esta é uma outra situação que pode ocorrer com as mulheres que tem o útero bicorno. Quando a gravidez acontece e se desenvolve, existe um risco maior do bebê nascer prematuro.

Existem casos em que é recomendado uma cirurgia pra recompor as duas cavidades em uma só para prevenir problemas durante a gravidez ou recomenda-se o uso de DIU. O sucesso da gravidez no caso de útero bicorno, vai depender de como é a má formação e o estado da parede muscular do útero, mas é totalmente possível engravidar. Contudo, realizar um acompanhamento pré-natal adequado é sempre fundamental.
ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:
utero-bicorno-e-gestação

Segue abaixo a entrevista que fiz  com a nossa leitora:

1- Como você descobriu que seu útero é bicorno?

Eu descobri quando fui na médica a 4 anos atrás. Com exames de rotina, para ver se estava tudo ok. Quando retornei à consulta com os exames prontos ela me deu a notícia que meu útero é bicorno.

2- Você já sofreu mais de um aborto espontâneo?

Já sim, esse foi o meu segundo.

3- O que diz o seu médico com relação a isso?

Ela sempre me tranquilizou, sempre deixou bem claro que não é impossível ter uma gravidez assim como no meu caso. Que precisa de cuidados e orientações para acompanhar.

4- Soube que existe uma cirurgia para corrigir a separação do útero? Você pensa em fazer?

Soube. Agora retornando a consulta eu vou comentar para ela sobre esta cirurgia, pois pretendo ser mãe um dia. Tenho medo de sofrer mais uma decepção.

5- Quais são as suas expectativas daqui pra frente?

Conversar bastante com o meu parceiro, fazer tudo direitinho com acompanhamento junto a minha médica, para aí sim acontecer de conseguir engravidar e finalmente vingar.

6- O que você diria para as outras leitoras com o mesmo caso que o seu?

Para correr atrás dos seus sonhos. Se você tem essa vontade de ser mamãe, não desistir. Eu ainda sonho com esse dia e vou procurar ajuda para tudo dar certo.

Você conhece alguém que tenha ou você mesma tem útero bicorno? Compartilhe a sua experiência com a gente, através dos comentários!

Beijos maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook

30 comentários deixe um →

  1. isabella

    Oii! Tenho 20 anos e a 4 anos atrás descobri que tenho utero bicorno e micropolicisticoe desde entao n conseguia engravidar varias tentativas e nada e dia 20/07/16 com 20 dias de atraso menstrual fiz o teste e veio meu tão esperado “positivo” e hj 12/08/16 estou com 14s+5 e esta tudo perfeito cm meu baby e tenho fé em Deus que já deu tudo certo!
    OBS: Tudo é no tempo de Deus….
    Apenas confie!! Bjoos fiquem cm Deus!

    Responder
    • Liri Bauer

      Que lindo este teu relato Isabella! Que Deus continue abençoando você e seu bebê.. Com certeza tudo existe um tempo certo… Beijos com carinho <3 <3

      Responder
  2. cleys

    Tenho o útero bicorno, descobre desde cedo, logo no começo eu fiquei apavorada pois a médica me deu um susto, que eu não poderia ter filho, que não era pra me nem engravidar, a 2 atrás eu descobrir que estava grávida, e que já estava com 12 semanas, bom não sabia dos risco que ocorria, fazia td que uma mulher faz, ate então comecei a perder sangue, e foi pro hospital ao chegar la foi diagnosticado que estava tendo um aborto, eu fique abalada pois estava tão feliz, ate então com 15+3 dias eu da minha gravidez eu perdi um casal de gêmeos ♊, fiquei abalada cm td isso, mais deus sabe o q faz, depois desde 2 anos e 5 meses no dia 05/07/16 no dia do niver da minha mãe fiz um teste de farmácia aonde seu positivo, eu fiquei triste logo veio aquele filme de td q teria passado qdo aconteceu o relato anterior, no dia 9 do msn mês fiz uma ultrassom aonde constou que estava de 8 semana e 3 dias e apenas um feto, feliz ☺ fiquei pois estava td bem com meu bb, mais tbm não tirava da minha cabeça do q já tinha passado hj estou de 20 semanas e 4 dias e o medico disse que e menina, muito feliz deus e mais, mais não paro de pensa nas complicações eu estou afastado do serviço o medico so pede que eu tenho repouso, não faço nada do fazia antes, apenas faço comer lavo as loucas, so outras coisa como lava roupa, limpa casa e fazer esforço físico eu não faço, pois no dia que foi limpa casa foi para na urgência o medico disse que tenho q ter o máximo de repouso o certo e eu fica deitada evitar fica muito tempo sentada e de pe.

    Responder
    • Liri Bauer

      Gratidão por compartilhar a sua trajetória por aqui querida! Com certeza Deus é mais… Apesar de algumas possíveis dificuldades que algumas mamães podem encontrar, é super possível engravidar com o útero bicorno! Beijos e muita luz pra você e seu bebê! <3

      Responder
  3. Amanda

    Olá, eu tenho útero bicorno, estou grávida de 21 semanas, já tive uma gestação interrompida mas agora está indo tudo bem com a minha linda menina. Eu aconselho principalmente nos 3 primeiros meses, nada de pegar peso, repouso, evitar se aborrecer e usar cápsula utrogestan 200mg duas vezes ao dia, logo que descobrir que está grávida, isso ajuda ajuda firmar o útero e evitar que tenha qualquer sangramento.E principal nao ter relação sexual. Nunca esqueçam que pra Deus nada é impossível, entregue sua gravidez nas mãos dele e nunca digam que sua gravidez é de risco e sim que sua gravidez é de Jesus.Deus abençoe a todas,receio , medos sempre vão existir mas Deus está conosco!!!

    Responder
  4. thays

    Ola também tenho útero Bicorno estou na segunda gestação meu a primeira gestação foi mais sofrida tive mais dores mais preocupação usei utragestan durante a gravidez inteira tive q fazer repouso absoluto. Mais graças a Deus meu bebe nasceu super bem pré maturo de 35 semanas parto cesariana porém saudável nem precisou d encubadora agora ele tem 3 anos muito esperto, agora estou de 19 semanas ta muito mais tranquilo não sinto as dores q sentia na primeira gestação e faço muito repouso . A primeira gestação gerou no lado esquerdo agora esse gerou do lado direito l o medico disse q o bom q os dois lados eu sou fértil

    Responder
  5. Geisiele

    Estou grávida de 10 semanas e estou com muita fé em Deus que vai dar tudo certo!
    Fiquei um pouco preocupada pq minha médica não passou muitas informações,somente que tenho risco de parto prematuro.
    Para Deus nada em impossível meninas, beijos!

    Responder
  6. Geisiele

    Também tenho útero bicorno estou grávida de 10 semanas e estou com muita fé em Deus que vai dar tudo certo!
    Fiquei um pouco preocupada pq minha médica não passou muitas informações,somente que tenho risco de parto prematuro.
    Para Deus nada em impossível meninas, beijos!

    Responder
  7. Fernanda B.

    Descobri que tenho útero bicorno há uns 3 meses, e antes disso já sofri dois abortos. Não sei o que fazer, pois meu médico não me deu esperança, somente disse que posso engravidar, mas teria uns 2 abortos e após isso meu útero teria elasticidade necessária para desenvolver um bebê, porém com nascimento prematuro.

    Posso dizer que tive medo!! Mas agora lendo que é possível uma cirúrgia, acredito que vou em frente com isso! Tenho muita vontade de ser mãe, tenho 34 anos e meu primeiro aborto foi as 23 anos.

    Responder
  8. Danuza

    estou entrando para o terceiro mês de gravidez e a minha primeira gestação e na minha primeiro ultra descobrir que meu útero é bicorno. Tenho colicas e perda de sangue. Tabém estou usando o medicamento utrageston, ao mesmo tempo que me preocupo e dasanimo, creio que Deus pode fazer algo ao meu favor. Apenas esperando em Deus.

    Responder
  9. Dani

    Eu tenho um útero bicorno acabei de descobrir acho q vai de cada mulher pq fiquei gravida na primeira ejaculação e com 2 meses q fui descobrir q estava gravida e pegava muitas coisas pesada na época como balde de água pq na época estava faltando água andava de moto pra la e pra cá minha gravidez foi toda normal ganhei meu filho com 32 semanas de parto Cesário pq minha ansiedade na gestação cheguei ganha 38 kilo. Sentia muita falta de ar etc…mais foi tudo tranquilo meu filho è saudável e está com 3 anos quando for da vontade de Deus pode ter certeza q vcs vão ter seus bebês

    Responder
    • Dani

      Sò corrigindo meu filho nasceu com 42 semanas

      Responder
  10. Lena

    Descubri que tinha o útero bicorno, e o médico falou que jamais poderia engravidar , só pelo milagre de Deus . Tive dois abortos ,engravidei aos 28 anos pela terceira vez , foi uma gravidez de alto risco e atualmente minha filha esta com 12 anos . Pela quarta vez tive uma gravidez mais calma e nasceu de 8 meses aos 35 anos , ela agora esta com 7 anos . E agora aos 40 , estou gravida novamente . Não foi necessário tratamento , só tenha fé em Deus .

    Responder
  11. Kelly

    Tenho 20 anos e a um descobri que tenho úteros bicornos perdi o primeiro mais agora estou grávida de três meses estou muito feliz espero que venha com muita saúde e que deus me conceda está vitória

    Responder
  12. Celia

    Descobri que tenho útero bicorno a 7 anos quando engravidei,minha filha nasceu de 35 semanas fiquei 13 dias com ela no hospital e graças a Deus ela teve alta e deu tudo certo,mais hoje faz 1 ano e 3 meses que perdi meu filho esse já dá segunda gravidez sofri aborto retido mais meu sonho continua e hoje estou com 1 mês de gestação e com muita fé espero anciosa por essa vitória.
    Deus é maravilhoso.

    Responder
  13. Renata

    Tive um aborto a 15 anos atrás, logo em seguida engravidei novamente e minha gravidez foi perfeita sem nenhum problema, meu filho hoje tem 13 anos. A três anos atrás engravidei novamente e tive outro aborto de 8 semanas. Descobrir então que tenho útero bicorno, fiquei super triste. Descobri que novamente estou gravida de 12 semanas já fiz ultra son e está tudo bem. Tinha a opção da cirurgia mas optei por não fazer afinal tenho um filho lindo e tudo é no tempo de Deus. Estou tomando todos os cuidados necessários fazendo acompanhamento médico usando medicamentos. Acredite em Deus e busque a orientação dos médicos que tudo vai dar certo.

    Responder
  14. Priscila

    Tenho útero bicorno e gostaria de saber quais são os principais indícios de uma gravidez.

    Responder
  15. Zirlene

    Olá meninas também tenho útero ultero bicorno,já tive 3 abortos,um parto normal de 25 semanas,mais o neném não resistiu e hoje estou grávida de 12 semanas. O meu médico me aconselhou a fazer uma cerclagem,que é uma pequena cirurgia para costurar a boca do útero para na ter um parto prematuro,estou com muita fé..pois tudo no tempo de Deus..minha primeira perda foi em 2007 e desde dessa época venho tentando ser mãe.. mais Deus está comigo e tudo vai dar certo.

    Responder
  16. Bruna

    Eu descobri que tenho o ultero bicorno quando já estava perdendo meu bebê, no partos, foi uma dor tão grande que achei que não iria aguentar, mas felizmente 2 meses depois eu engravidei novamente, fiz cerclagem e fiz muito repouso, nasceu de 37 semanas, e apesar de tudo foi uma gravidez muito tranquila e graças a Deus mês que vem junho de 2017 ela faz um aninho.
    E se Deus quiser mas pra frente vou arrumar outro.
    Então para as mulheres que tem o mesmo problema que eu, venho dizer que acreditem, pq pela medicina é mais difícil mais para Deus não.

    Responder
  17. Bruna

    Eu descobri quando já estava perdendo meu bebê, no partos, foi uma dor tão grande que achei que não iria aguentar, mas felizmente 2 meses depois eu engravidei novamente, fiz cerclagem e fiz muito repouso, nasceu de 37 semanas, e apesar de tudo foi uma gravidez muito tranquila e graças a Deus mês que vem junho de 2017 ela faz um aninho.
    E se Deus quiser mas pra frente vou arrumar outro.
    Então para as mulheres que tem o mesmo problema que eu, venho dizer que acreditem, pq pela medicina é mais difícil mais para Deus não.

    Responder
  18. Alana

    Olá! Eu tenho um útero bicorno tem umas tres semanas q descobrir, minha medica ficou surpresa qnd mim falou q meu útero é bicorno ,tive uma gravidez traquila e saudavel .hj meu tem 4aninhos! por isso mamãe q tem esse tipo de útero nunca desista.

    Responder
  19. Alexandra Alves

    Olá meu nome é Alexandra tenho útero bicorno foi uma surpresa , e logo quando tentava engravidar. Fui logo diagnosticada como infértil, fiquei muito triste, passei por alguns procedimentos para fazer reprodução humana. Mas posso dizer hoje que Deus fez o milagre em mim. Consegui engravidar usei 200 supositório de progesterona foi complicado. Pelos médicos minha gestação iria aos 7meses mas fui aos nono mês. Não tive dores de parto nem sintoma. Cheguei à 42 semanas e fiz Cesária, meu filho nasceu com 4, 695 kgs 52 cm. Hoje tenho 3 filhos lindos. Quero dizer pra vcs tudo vai da certo, tenham fé.

    Responder
  20. Daiane

    ola,minha historia com utero bicorno eu sempre soube tbm mas nunca nenhum medico falou desses riscos,mesmo porque tenho diabetes então tenho outros riscos<mas minha primeira gestação foi tranquila em todos os sentidos diabetes controlada nenhum médico se quer mencionou a situação do meu utero ser bicorno. Meu filho nasceu saudavel de 8 meses mas sem problemas,logo engravidei novamente mas com 8 semanas eu perdi dei graças a Deus pois minha situaçao nao era favorável,entao o tempo passou e a dois anos engravidei do meu novo marido queriamos muito, fiz o teste numa sexta contei a poucas pessoas nem para meu filho tinha contado,quando no domingo tive um sangramento e perdi,sofremos muito mas seguimos como nao tinha falado pra quase ninguem ,achei q nao ia conseguir mais engravidar pois ja tinha tido dois abortos e com 35 anos diabetica minhas esperanças nao eram muitas,mas nenhum medico havia falado a respeito dos riscos por ter utero bicorno. Entao a uns 3 meses atras descobri que estava gravida de 7 semanas nossa quase explodi de tanta felicidade contei a todos ate para meu filho ja com 12 anos q queria muito um irmão,mas a uma semana tive um sangramento e mais uma vez perdi o bebe,desta vez me destruiu por dentro mais que a outra vez ja estava indo para o terceiro mes e o bebe parou de se desenvolver com 8semanas .ainda sinto muito a perda pois nao sei se terei outra chance,mas e meu maior sonho ser mãe novamente.

    Responder
  21. Elza Araujo Dantas

    Eu sou elza tenho 35 anos e tbm tenho útero bicorno..tenho um filho de09 anos a minha primeira gravidez perde com 2 meses e 2 semanas pq não sabia q meu útero era bicorno..qndo perde fiquei sabendo dai em diante não tomei mais anticoncepcional 3 meses depois engravidei e meu filho veio lindo e saudável não fiz nenhum repouso trabalhei até o dia q ganhei….

    Responder
  22. Juliana souza

    Ola meninas sou juliana tenho utero bicorno tbem primeira gestaçao comfesso que estou com medo quanto ao parto estou de 33 semanas sinto muito dor de baixo do meu peito estou gerando 1 menina do lado esquerdo … sera que ter essas dor sao normal e quem tem esse utero o parto e de cesariana ou normal nao faço repouso nem tomo remedio mais tive 1 vez so sangramento mais nunca tomei remedios pra segura alguem poderia tirar minha duvidas obg bjs

    Responder
    • Juliana Santos

      Olá gente , eu tbem descobri recente q tenho o útero bicorno, meu mundo desmoronou , mais tenho muita fé em Deus q eu vou engravidar um dia , nunca sofri nenhum aborto , mais minha vontade de mamãe é maior q eu mesma … Fiquei muito aliviada quando vi os comentários aqui, então minhas esperanças só aumentaram, pois sei que um dia estarei aqui escrevendo sobre minha gravidez , um bjs a todas

      Responder
  23. Áurea Gabriela

    Olá meninas, eu sou Áurea e descobri que tenho útero bicorno faz duas semanas em um exame. Tenho 20 e desde criança sempre foi meu sonho ser mãe, minha médica não me deu esperança de ter um filho no futuro e isso me deixou extremamente triste. Porém depois de ler o relato de cada as de vocês foi um acalento, saber que eu posso ser mãe daqui um tempo me ajudou bastante. Confesso que fiquei bastante assustada com os relatos, mas agradeço por partilharem a experiência de vocês me ajudou muito agora.

    Responder
  24. Ediane

    Estou fazendo um grupo de whatss quem quiser entrar me chama no 69 999859264

    Responder
  25. Karla

    Tive um diagnóstico de útero bicorno há uns 10 anos em uma USG de rotina mas, na época, minha médica disse que não havia problema. Fiquei tranquila, engravidei e tive sangramento na 7 semana, depois um sangramento com 21 semanas. Fiz cerclagem de emergência mas perdi meu bebê com 23 semanas. Investiguei outras possíveis causas, inclusive a anatomia do útero e fui diagnosticada com útero arqueado e sendo assim, minha médica tb não indicava a cirurgia. Engravidei mais 2x e perdi meus bebês ainda no 1 trimestre. Resolvi procurar um obstetra de alto risco e um médico especialista em cirurgias do útero. Este último me pediu um ressonância e veio o diagnóstico de útero septado, me indicando uma cirurgia de retirada do septo. Apesar do meu obstetra não indicar a cirurgia resolvi fazê-la pois considerei o risco baixo perto do sofrimento de uma nova perda. Fiz em 2 etapas e correu td bem. Engravidei logo após a liberação médica, estou com 9 semanas de gestação.
    Não atribuo as minhas perdas anteriores somente à anatomia do meu útero, creio que seja uma combinação de fatores. Por exemplo, descobri que tinha hipotireoidismo subclinico (TSH está alto com T3 e T4 normais), ou seja, não tinha sintomas e meu TSH estava adequado para pessoas “normais”, mas considerado alto para gestante. Meu obstetra ressaltou a importância de controlar os hormônios antes mesmo de engravidar. Tb estou fazendo um controle mais rigoroso da glicemia, pq a diabetes gestacional tb pode favorecer o aborto. Bem sinceramente, não sei como estavam estes controles nas outras gestações.
    Acredito que cada gestação seja única, li casos de pessoas que não tiveram problemas e outras com casos semelhantes ao meu. Mas não podemos esquecer que temos outros fatores a cuidar além da anatomia do útero, entre eles, controlar o nível de ansiedade e estresse (eu sei na pele que é muito dificil). Ter fé sempre! Manter o repouso, estar preparada para uma gestação talvez um pouco mais complicada e um parto prematuro. Mas Deus não faz nada que não possamos suportar e aprender.
    Estou muito confiante dessa vez e espero, de coração, que possamos ter nossos bebês com saúde! Deus as abençoe!

    Responder
  26. Krizalda dos santos

    Oi meninas tbm tenho o útero bicorno e tenho trabofilia tenho que tomar uma injeção todos os dias na barriga , tive Três abortos espontâneos hoje eu estou grávida de 17 semanas tiver dois descolamento de placenta ,mais com fé em Deus eu vou ter o meu filho essa semana descobri o sexo é um menino
    Tô muito feliz e com um pouco de medo mais Deus é maior que tudo vai dar certo, meninas não desistam de engravidar pois depois dos abortos eu fiquei 2 anos tentando e graça a Deus eu conseguir engravidar a luta n é fácil mais Deus e não nós abandona fiquem com Deus.✝

    Responder