25mar 2015

Gestação: Transformação e Metamorfose

Post por às em Gestantes

#gestaçãoemetamorfose

A gestação é um processo de muitas transformações, isto é inegável! As mudanças atuam em diversos âmbitos da vida da gestante, mas as mais nítidas com toda a certeza, são as promovidas no corpo. A barriga que começa a aumentar o seu tamanho, os quilos a mais, entre tantas outras.

Antes de descobrir a minha segunda gravidez, ocorreu um fato bem curioso que vou compartilhar com vocês agora. Todas as vezes em que  me encontrava nos lugares mais inusitados, me aparecia uma borboleta grande e linda bem na minha frente.

Isso começou a acontecer com tanta frequência e em muitos locais em que eu estava, que obviamente chamou a minha atenção para o fato. Teve um dia, em que  até tirei uma foto de uma dessas lindas borboletas (ela está no post), que insistiam em me aparecer e resolvi procurar o significado  simbólico na internet para “borboleta”.

Entre os significados encontrei as palavras: transformação e metamorfose. A borboleta é considerada o símbolo do renascimento, da felicidade, belezarenovaçãoefemeridade da natureza. Na mitologia grega, a alma é representada por uma mulher com asas de borboleta.

#gestaçãoetransformação

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Quando encontrei esses significados, pensei que alguma “transformação” significativa, estava por acontecer na minha vida. Para mim aquilo foi tão forte, que entendi como um sinal. Dois meses depois disso, descobri que estava grávida mais uma vez e foi uma bela surpresa.

Foi então que compreendi que a metamorfose, era a minha gravidez. A metamorfose das borboletas é simbolizada da seguinte maneira: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. O estágio da borboleta, inicia-se através da lagarta,  crisálida e enfim a borboleta; que  significam respectivamente vida, morte e ressurreição.

Na gravidez a metamorfose inicia-se com a concepção e finaliza-se com o nascimento do bebê. Com uma vida nascendo e a mãe renascendo. É um lindo processo de metamorfose. Quando estava grávida também, lembro-me que em uma das rodas de gestantes que frequentei, uma doula comentou que em um processo de trabalho de parto, ninguém pode interferir no processo interno da parturiente; pois assim como a lagarta para se transformar em borboleta, ela tem que passar por este momento para a metamorfose acontecer.

Ela se referia no caso, as contrações, do trabalho de parto. Eu achei tão linda aquelas palavras, tão verdadeiras e mais uma vez lembrei-me das borboletas que tanto apareceram na minha frente, no período gestacional. Agora depois deste meu relato, vocês podem compreender o motivo pelo qual a logo do blog é nada mais, nada menos do que uma borboleta né?! rsss

O que desejo é que todas as gestantes, possam vivenciar esse período maravilhoso de metamorfose, se tornando lindas borboletas, renovadas, transformadas e cheias de força e beleza após a chegada de seus bebês…

Beijos Maternos, Liri ♥

 

 

comentário(s) via facebook

3 comentários deixe um →

  1. Oi, seu texto me chamou atenção pelo titulo, depois pela imagem da borboleta e sua foto grávida, decidi ler e me emocionei.
    Ano passado e no inicio desse anos, borboletas também fizeram parte da minha vida, na verdade elas sempre estiveram – tenho uma ligação muito forte com animais.
    Uma pessoa especial entrou na minha vida aos poucos, na época achava normal ver as pouca borboletas, mas no inicio desse ano, quando não aceitava que essa pessoa era especial para mim, esse não era período de borboletas verdes ou de qualquer borboleta por aqui, e onde eu ia tinha uma borboleta, uma bela madrugada uma borboleta voou atrás de mim, e no dia em que eu estava feliz por uma realização dessa pessoa, quando eu voltava para casa um caminho de borboletas verdes voavam durante todo o caminho, eu achei lindo.
    Hoje vendo sua explicação sobre a simbologia delas entendo o que significado, minha vida tomou um rumo diferente e eu me sinto mudando aos poucos também.
    Sua história é linda e espero que poder ver mais postagem por mais este anjo que irá nascer. Desejo-lhe muitas bençãos!
    Parabéns por mais uma vez viver a experiencia de ser mãe.
    Abraços!

    Responder
    • Liri Bauer

      Gratidão querida! E que linda história a sua também, amei!!! Sabe que pesquisando sobre borboletas nessa época, descobri que além do significado de transformação, metamorfose, renascimento, as cores das mesmas também querem nos dizer algo diferente. Por exemplo a verde significa saúde, esperança, vida e libertação… 🙂 🙂 Beijinhos

      Responder
      • Ana

        E a preta com rosa ?

        Responder