17set 2015

Ideias para book gestante (faça você mesma)

Post por às em Beleza, Dicas, Fotografia, Gestantes, Pré-parto

Hoje quero deixar algumas ideias de book para gestantes. Muitas vezes não é necessário uma “mega produção”, para se obter o resultado esperado. Os meus álbuns de gestante, tanto da primeira gestação quando da segunda, fui eu mesma quem produzi. Já contei para vocês que o marido é fotógrafo e por conta disso é claro que facilita bastante para um bom resultado final: toda a experiência dele na área, nosso entrosamento e afinidade; mas a criatividade de uma boa produção também conta muitooooo!!! A escolha certa do cenário (se as fotos serão em ambiente externo ou interno), do  figurino e acessórios, fazem toda a diferença nos cliques.

Pense em um *tema*

É importante ter em mente qual o “tema” do ensaio fotográfico que se quer fazer: romântico, descontraído, clássico, etc, ou até mesmo fazer uma mistura de tudo. Recomendo que antes de fazer o ensaio, você pesquise na internet, revistas, livros, boas imagens que possam servir de inspiração para este momento. Inspire-se nos cenários, figurinos e acessórios das fotos que mais gostou na sua pesquisa. Depois é colocar a “mão na massa”.

Defina o figurino de acordo com tema escolhido

Verifique no seu guarda-roupas, o que  pode utilizar para compor o figurino. Se  não encontrar muitas coisas, vale também emprestar da best friend, de algum familiar, que você sabe que tem aquele chapéu super legal, ou aquele lenço da moda, enfim. Vale pedir ajuda sim e até dar uma passadinha em lojas e brechós. Existem brechós que são o máximo e encontramos muitos artigos legais e baratos.

Separe os acessórios

Se você por exemplo optar por um ensaio romântico por exemplo, da para fazer uma coroa de flores, e é super fácil!! Não é difícil de encontrar coroa de flores por aí, mas se quiser algo mais personalizado e com a sua cara, tem como fazer também. Acredito que a criatividade e bom gosto sempre são a alma de qualquer coisa que vamos nos propor a fazer. Gosto muito particularmente do simples. Vejo muita beleza na simplicidade. Não é necessário gastar muito dinheiro e nem uma super produção como já falei acima, para se obter lindas imagens. Acho importante fazer um book de gestante, porque é um período muito especial nas nossas vidas e de nossas famílias. Vale muito registrar esse momento!!!!

Convide a família para participar do ensaio

Se você tiver outros filhos, eles podem participar do ensaio, além de ficar lindo é uma maneira deles interagirem um pouco mais com essa fase tão mágica! A participação do companheiro, avós, também vale explorar no book. É uma forma de interação e conexão com toda a família.

ASSINE A NEWSLETTER E RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS SOBRE O ASSUNTO. SIGA TAMBÉM A ESTAÇÃO MATERNA NAS REDES SOCIAIS:

Use artigos do bebê para as imagens

Acessórios do próprio bebê também podem ser usados para os registros, como: roupinhas, sapatinhos… Solte  a criatividade e divirta-se!

Faça as fotos a partir do oitavo mês de gestação

Outra dica que eu dou é deixar para fazer fotos mais produzidas no final da gestação, quando a barriga estiver maior, com 8 meses mais ou menos. Foi o que eu fiz desta vez. As fotos nessa fase da gravidez, deixam  a barriga mais em evidência. Essa dica inclusive recebi na minha gestação, de uma amiga que é produtora de moda.

Outras Dicas

Muitos outros cuidados devem ser levados em conta na hora do registro: uma boa iluminação (local com boa claridade), uma boa câmera e um bom enquadramento no momento dos cliques. Tudo isso é possível você fazer apenas contando com a ajuda e disponibilidade de alguém da sua preferência. Se você quer um resultado melhor, vale muito contratar um bom profissional ao menos para fazer as fotografias. O resto fica por sua conta e a ajuda de uma amiga, ou outra pessoa; para ajudar com a maquiagem, cabelo, figurino, acessórios… Vou colocar aqui umas fotos do meu último ensaio que fiz de gestante, no ano passado.

Optei pelo tema romântico, mas fiz algumas fotos bem descontraídas, estilo hippie e outras mais clássicas também. Na verdade busquei transmitir  nas fotos tudo o que estava vivenciando neste período, que foi tão feliz, amoroso, meditativo e contemplativo; houve uma grande entrega e confiança da minha parte.  Para o ensaio, não comprei nada, utilizei tudo o que tinha em casa mesmo. Fiz uma coroa de flores reutilizando o que já tinha também.  Fiz uso de flores naturais e artificiais, para colocar nos cabelos, no chão e usei uma cesta com flores para o cenário.

O maridão e o primogênito participaram do ensaio. Como  moramos em casa e o terreno é bem grande com bastante árvores e ampla natureza, fizemos  todas as fotos no terreno da nossa casa; porque era esse o cenário que queria, para combinar com o aspecto romântico, hippie e descontraído que foi  a proposta desse book. Muitas imagens foram “surgindo” conforme o ensaio foi fluindo e  fiquei bastante satisfeita com as fotografias. Achei bem autênticas rsss. Espero que  gostem e fico aguardando a opinião de vocês nos comentários!

Beijos maternos, Liri

ideias-para-book-gestante-faca-voce-mesmaideias-para-book-gestante-faca-voce-mesmaideias-para-book-gestante-faca-voce-mesmaideias-para-book-gestante-faca-voce-mesmaideias-para-book-gestante-faca-voce-mesma

ideiasparaensaiodegestanteideiasparaensaiodegestanteideias-para-book-gestante-faca-voce-mesma

comentário(s) via facebook

4 comentários deixe um →

  1. Ótimas dicas!
    Farei minhas fotos na semana que vem e escolhi o tema romântico simples, nada muito sofisticado, quero focar mais no barrigão e na nossa felicidade em receber a nossa pequena hehehe.

    Responder
    • Liri Bauer

      ótima escolha para o tema das fotos Mirella! Adoro tema romântico! Grande beijo

      Responder
  2. Eu amei muito as idéias. Não sou mãe e nem grávida… Mas acho lindo demais!!!! Parabéns pela postagem!

    Responder
    • Liri Bauer

      Fico muito feliz que tenha gostado Louise <3. Seja sempre bem-vinda por aqui! Beijos com carinho

      Responder