Warning: mysql_query() [function.mysql-query]: Unable to save result set in /home/storage/5/81/74/estacaomaterna/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 1889
10 locais em Curitiba e região para se divertir em família - Estação Materna
30jun 2017

10 locais em Curitiba e região para se divertir em família

Post por às

Quem mora em Curitiba e região, sabe que bons lugares para passear e visitar não faltam por aqui. Temos inúmeros parques, um mais lindo que o outro, com muita área verde para os pequenos e os grandes brincarem, se divertir a vontade em meio a natureza, com muita liberdade. Eu e minha família somos super adeptos dos parques, e aos fins de semana, sempre levamos as crianças para brincar ao ar livre. Sempre que vamos é  muito gostoso e gratificante para todos. Adoramos descobrir locais e lugares novos para conhecer, desestressar e fugir da rotina do dia a dia. Por este motivo, selecionei  10 locais em Curitiba para se divertir em família. Ao final do artigo, separei ainda uma dica bônus para você, portanto leia até o fim e  confira tudinho!

1- Bosque do Alemão

Além de muita área verde e das construções divertidas em madeira, o Bosque do Alemão conta com a trilha de João e Maria, que conta a história deste clássico da literatura infantil  dos irmãos Grimm, através de painéis de azulejo, até a chegada da Casa Encantada (apelidada de Casa da Bruxa). O local é um espaço cultural e biblioteca que incentiva a leitura para as crianças e ainda existe as sessões de contação de histórias com as “Bruxas do Bem” sempre aos sábados e domingos: às 11h, 14h e 16h.

Rua Francisco Schaffer, s/nº | Vista Alegre

(41) 3568-1087

2- Chácara Nova Polska

Que tal um delicioso almoço em família no restaurante do local, que serve a culinária típica polonesa e ainda curtir todas as atrações da chácara Nova Polska? Na mesma, é possível fazer passeios de trenzinho, chalana, andar de pedalinho, pônei, cavalo, curtir uma pesca esportiva, descansar e aproveitar a natureza. As crianças vão simplesmente adorar o playground com diversos brinquedos, campo de futebol, ver de pertinho os animais da roça e conferir o museu com ferramentas antigas. A propriedade é aberta ao público todos os domingos, das 10:00 às 16:30hs, e o buffet é servido das 12:00 às 15:00hs. Para os demais dias, somente com reservas para grupos a partir de 30 pessoas.

Rua Thomas Antochevis, 1422 | Colônia Dom Pedro II | Campo Magro

(41) 3022-7880

3- Parque Ouro Fino

O Parque Ecológico da Ouro Fino está localizado na região metropolitana de Curitiba ( Campo Largo), apenas 30 minutos de Curitiba e oferece um milhão de metros quadrados de mata virgem, dentro de um espaço de nove milhões de metros quadrados que compõem a reserva da fonte Ouro Fino. Para o verão, o local é um dos melhores atrativos, já que o mesmo conta com diversas piscinas abastecidas com água mineral direto da fonte Ouro Fino, toboáguas e escorregadores, além de trilhas ecológicas, gruta, cachoeira, churrasqueiras individuais e coletivas, restaurante, lanchonete e playgrounds. O Parque também mantém um criadouro conservacionista de animais silvestres, composto por papagaios, macacos, araras, tucanos e gaviões.

Estrada Ouro Fino s/n – Bateias – Campo Largo

(41)3648-6000

4- Parque Aquático Acqua Park

Mais uma deliciosa opção para curtir o verão em família, bem próximo a Curitiba, apenas 30 minutos do centro da cidade. O local fica em Araucária. O Araucária Acqua Park  é um super parque aquático, com diversas piscinas, toboáguas e muito mais para todos desfrutarem de momentos de alegria, lazer e muita diversão. O parque é um dos maiores complexos de lazer e turismo do sul do país. Construído em uma belíssima área com tamanho total de 250.000 m2, dos quais 43.000m2 são cobertos com um maravilhoso parque aquático. O complexo aquático é formado por uma fantástica piscina de ondas, toboágua radical com pista circular, kamikase com queda de 20 metros de altura, piscina temática da baleia com playground aquático, rio lento (pistas de bóias com correnteza artificial), duas piscinas esportivas para a prática do biribol, piscina do caracol, o fantástico brinquedo para as crianças “Balde Maluko” e a novidade da temporada “Half Pipe – Naja (Acqua Cobra), uma serpente com uma queda irada de 10 metros e um tobobóia na sua cauda de 70 metros de extensão com curvas super-radicais”.

Rua Yoshiaki Nagano, 121 – Jardim Condor, Araucária

5- Bosque do Papa

O Bosque do Papa e Memorial Polonês fica localizado na região central da cidade de Curitiba. O parque possui uma ampla área verde e uma preservação de mais de 300 araucárias, árvore símbolo do estado paranaense. No espaço você encontra diversas pequenas trilhas para caminhadas, que conduz até uma área central onde estão localizadas sete casas de arquitetura polonesa que ilustram o estilo de vida deste povo durante a época da imigração. Umas destas casas abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa que é a padroeira da Polônia. O Bosque além de muito agradável para um passeio com toda  a família,  ainda conta com parquinhos de diversão para  a criançada aproveitar.

Euclides Bandeira – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-340

(41) 3313-7194

6- Parque Barigui

Um dos maiores parques de Curitiba. Aos Sábados, domingos e feriados o local é um dos principais e preferidos pontos de encontro dos Curitibanos. Durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui. O mesmo, possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski. Um lugar cheio de belezas naturais, com campos de futebol, academia ao ar livre, restaurantes, lanchonetes, parquinho de diversão para as crianças e muito mais.

Av. Cândido Hartmann – Mercês, Curitiba – PR, 80710-570

7- Parque Tanguá

Situado nas antigas pedreiras da família Gava junto ao rio Barigui, entre os municípios de Curitiba e Almirante Tamandaré, o parque  preserva a natureza num local destinado inicialmente para abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Possui dois lagos e um túnel artificial. É dotado ainda de ancoradouro, ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos para carros (na área inferior e superior). Na área superior localiza-se o Jardim Poty Lazzarotto, do qual o nome é uma homenagem ao artista local Poty Lazzarotto. Anexo, ainda existe um mirante a 65m do lago da área inferior.

Rua Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho, Curitiba

(41) 3350-9630

8- Museu da Vida

A Pastoral da Criança criou, em Curitiba, o Museu da Vida: um espaço cultural, interativo, de encontros e de produção de saberes. O lugar conta com seis exposições permanentes e dois espaços em área aberta, que promovem a integração com a natureza e o livre brincar. Tudo neste local é interativo, existem salas para as crianças se divertirem com brinquedos reciclados, fantasias e adereços para brincar. Existe um bosque para passear, área externa para as crianças brincarem. Diversas salas com informações e orientações super importantes para gestantes e mamães. Sempre no último Domingo do mês, conhecido como o dia do brincar,  o espaço desenvolve diversas atividades especiais voltadas ao público infantil como: brincadeiras antigas, atividades ao ar livre, contação de histórias, oficinas de brinquedos reciclados, etc.
Rua Jacarezinho, 1691 – Mercês, Curitiba

9- Museu Oscar Niemeyer

O Museu é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi mudado para Museu Oscar Niemeyer (MON), em homenagem ao seu famoso projetista. Muitos o conhecem simplesmente como o Museu do Olho. O Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café e espaços de lazer. Junto ao local existe um parque popularmente conhecido como “parcão”, já que é um local em que os curitibanos aproveitam para se divertir com seus cachorros. Existem diversas oficinas e eventos abertos ao público adulto e infantil que acontecem durante o ano que é possível consultar através do site do museu.

Terça a domingo, das 10h às 18h
Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30

Preços:
R$ 16,00 (inteira)
R$ 8,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação, doadores de sangue, pessoas com necessidades especiais)

Entrada gratuita, mediante apresentação de documento comprovatório: menores de 12 anos, maiores de 60 anos, grupos pré-agendados de estudantes de escolas públicas do ensino médio e fundamental, guias turísticos acompanhados de grupos, jornalistas, taxistas credenciados à URBS, membros da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP), membros do International Council of Museums (ICOM). O pagamento pode ser realizado em dinheiro, cartão de débito ou crédito e Vale-Cultura.

Toda quarta-feira, entrada franca das 10h às 18h, com programação especial.

Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba

(41) 3350-4400

10- Passeio Público

O Passeio Público é o parque mais antigo do município de Curitiba, que já foi também o zoológico da capital. Hoje em dia, o local abriga aves e animais de pequeno porte. O local conta com academia ao ar livre, bicicletário, pista de corrida e caminhada, lago, restaurante, parquinho de diversão para as crianças, pedalinho, aquário. É um lugar cheio de beleza natural e adequado para um passeio em família.  

Serviço do Parque: Rua Carlos Cavalcanti, Av. João Gualberto e Rua Presidente Faria. Terça-feira a domingo, das 6 às 20 horas.

11- Jardim Botânico

E para finalizar este post, mais uma dica bônus para você! Um dos principais cartões postais e ponto turístico da cidade é o Jardim Botânico. Considerado um dos espaços públicos mais conhecidos e visitados de Curitiba.  A estufa principal conhecida como “palácio de Cristal” em estilo art-nouveau e inspirada no Palácio de Cristal de Londres, é aberto ao público e abriga uma série de espécies da floresta atlântica, como por exemplo, caetê e palmito. Há no seu interior uma estátua em homenagem ao Dia Mundial do Habitat. A área também é muito procurada por fotógrafos e oferece uma bela visão do jardim em estilo francês do Botânico. O local oferece como destaques – além da estufa – o Museu Botânico de Curitiba; Jardim das Sensações; espaço cultural Frans Krajcberg (atualmente desativado); estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná; e as áreas destinadas para lazer e exercícios físicos. O nome oficial é uma homenagem a Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, considerada uma das pioneiras no planejamento urbano da cidade.

Rua Eng. Ostoja Roguski, s/ n°,  bairro Jardim Botânico – Curitiba

E aí, curtiu as dicas? Se você quiser sugerir algum outro local bacana, que não falei por aqui e que fique localizado em Curitiba e região não deixe de compartilhar  também com  a gente hein?!

Beijos maternos,

Liri Bauer ♥

comentário(s) via facebook

2 comentários deixe um →

  1. Oi Liri! Quantos lugares lindos! Eu adoro esses passeios ao ar livre!

    Responder
    • Liri Bauer

      Bom demais! Também amo! Beijinhos linda 🙂

      Responder