05maio 2015

Meu bebê começou a engatinhar e agora?!

Post por às em Filhos

Vibramos com cada conquista alcançada por nossos filhos. Seja no momento em que começam a sentar, comer… Todas as conquistas dos nossos bebês são nossas também. Quando o bebê começa a engatinhar, se inicia uma nova etapa para ele e para os pais. A criança começa a desenvolver um pouco mais de autonomia, mas também exige que nossa atenção se redobre para alguns fatores.

É maravilhoso ver nosso bebê engatinhando pelo chão e perceber o seu desenvolvimento, mas devemos cuidar mais do que nunca com objetos perigosos e inapropriados para os nossos filhos, espalhados pela casa. Minha filha Lorena começou a engatinhar com sete meses, quase oito. Ela já se arrastava bem pelo chão, mas quando me dei conta vi ela engatinhando pela sala da nossa casa.

Não estava aflita e nem ansiosa por este momento, na verdade sempre respeitei o tempo dela, e ela sempre contou com bastante estímulo em casa, mas não fiquei preocupada se ela estava demorando ou não para começar a engatinhar. Achei que foi muito bom isso, porque ela me surpreendeu assim do nada, foi uma conquista dela mesmo, sem pressões (risos). Acho que por conta der ser a filha mais nova também, estou mais relaxada e tranquila com relação a essas questões de desenvolvimento. Com o primeiro filho, era mais ansiosa.

Acho que esse é um ponto a ser analisado pelos pais, pois não devemos ficar comparando nossas crianças com outras porque cada uma se desenvolve de uma forma. Claro que é sempre necessário estar atentos com o desenvolvimento de nossas crianças, mas sem neuras.

É muito importante também, o bebê sempre contar com estímulos necessários dentro de sua própria casa. A grande maioria dos bebês começam a engatinhar entre os seis e dez meses de idade. Alguns só se rastejam mesmo pelo chão e nem chegam a “engatinhar”. O ideal é a criança demonstrar “vontade” de se locomover pelo espaço nesse período de desenvolvimento.

meubebeestaengatinhandoeagora?

A mesma tranquilidade de minha parte se deu também quando minha filha começou a se preparar para sentar e para ficar em pé. Havia também o estímulo mas não uma preocupação com “tempo”. Ela começou a sentar com 06 meses sem apoio, a ficar em pé dentro do berço segurando-se nas grades e a engatinhar com 07 meses. Quando me dei conta e quando menos esperei ela estava sentando sozinha e ficando em pé dentro do bercinho.

Uma forma de estimular o bebê para começar a engatinhar é colocar brinquedos mais a sua frente, para que ele vá buscá-los. Eu, meu marido e meu filho sempre fazíamos isso para a Lorena enquanto ela estava no tapete emborrachado infantil.

Ela se arrastava de bundinha e de ladinho, ou de barriga para baixo até conseguir alcançar os brinquedos. Meu filho de sete anos, fazia muito isso com ela e ainda faz. Eles se divertem muito juntos, mesmo com a diferença grande de idade entre os dois.

meubebecomecouaengatinhareagora?!

Agora que Lorena está engatinhando deixamos ainda o tapete emborrachado na sala, mas ela costuma sair dele e ir em direção da TV, ela quer explorar tudo! Por isso, tomamos cuidado para não deixar nenhum objeto no chão, somente os brinquedos dela mesmo.

Ficamos sempre próximos da nossa bebê, nunca a deixamos sozinha no momento em que está engatinhando. É necessário cuidar com tomadas espalhadas pela casa. Aqui na minha casa as tomadas não ficam a vista, o que me deixa um pouco mais tranquila, mas não menos cuidadosa.

Vamos celebrar as conquistas dos nossos filhos, respeitando sempre o tempo de cada um, com paciência, amor e cuidado. Lembrando que se você perceber que algo não está indo muito bem com o desenvolvimento do seu filho, procure orientação do pediatra, para que ele lhe auxilie da melhor forma.

Seu bebê já está engatinhando? Nos conte como está sendo por aí! Quais os cuidados que você  está tendo na sua casa? Vamos compartilhar experiências! Vamos fortalecer nossa rede de apoio materno por aqui,  pois uma experiência compartilhada pode ajudar muitas mulheres.

Beijos Maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook