13out 2015

Os benefícios do Sling

O sling é um pedaço de tecido usado para carregar o bebê e proporciona diversos benefícios para pais e filhos. Ele possui alguns modelos diferenciados e “amarrações” que podem ser feitas também de maneiras diferentes, conforme o modelo do sling e a idade do bebê.

Entre os benefícios proporcionados pelo carregador, podemos citar alguns:  possibilita um maior contato entre mãe/pai e bebê, facilita no momento das mamadas, o bebê fica em uma posição muito parecida com a do útero materno, sentindo-se protegido, em contato físico com sua mãe/pai/cuidador e ainda  as mãos de quem usa o sling, ficam livres para realizar outras atividades, facilitando e muito no dia a dia.

O sling é uma versão “moderna” dos antigos carregadores de bebês utilizados há séculos por diversas culturas (indígenas, africanas, asiáticas e indo-americanas). Esses povos descobriram que a relação mãe-bebê, quando prolongada para fora do útero, proporciona à criança um desenvolvimento mais saudável e seguro. Nas culturas em que adota-se o sling de forma rotineira, foi constatado que essas crianças têm muito pouco ou quase nada de cólicas e choram menos pois permanecem quase o tempo inteiro junto de suas mães, quentinhos, protegidos e com livre acesso ao leite materno.

os-beneficios-do-sling

Slingando com Lorena aos três meses de vida.

O mais conhecido entre a maioria das pessoas é o sling de argola, que é uma peça grande de tecido, com duas argolas na ponta que proporciona diversas possibilidades de amarração de forma segura e confortável; mas existem os modelos sem argolas também. O sling não é o “canguru”. Os dois se diferenciam e possuem características próprias.

É importante que a mãe ao adquirir seu sling, fique atenta com as diversas maneiras de utilizar, como fazer as amarrações, que diferem conforme a idade do bebê. Existem muitos vídeos no youtube que ensinam como escolher o melhor sling e como fazer as amarrações corretamente. É possível utilizar o sling com recém-nascidos até 20 Kg em média. Com o meu primogênito, utilizei o canguru. Como ele nasceu em 2007, o sling era muito pouco difundido e desconhecia a sua utilização e todos os benefícios por ele proporcionados.

Pouco antes da Lorena nascer,  conheci o sling e comecei a usá-lo  quando ela tinha 3 meses. Ela amou ficar no sling, ficou sempre muito calma e quietinha. A Lorena foi uma criança que posso garantir que não teve cólicas!!!!! Nunca passei uma noite em claro por conta disso. Já com meu primeiro filho a história não foi bem assim. Mesmo que ele também não tenha tido muitas cólicas, passei algumas noites em claro sim! Será que foi apenas uma coincidência? Com certeza não e o sling auxiliou muito nisso. Usava-o até mesmo dentro de casa, para exercer algumas atividades simples e também para sair com ela.

os-beneficios-do-sling

Lorena no sling. quentinha, quietinha, dormindo e super confortável!

Recomendo demais o sling para todas as mamães e bebês. Você conhece o sling e faz uso dele? Se sim, nos compartilhe conosco as suas experiências! E se você ainda não conhece, sugiro que conheça também, tenho certeza que você e seu filho vão gostar muito! Depois também nos conte como foi a experiência por aí. Vamos slingar muito, porque slingar é amar, é conectar, é acarinhar, é tudo de bom!!!!!

Beijos maternos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook