20mar 2015

Será que a Lua pode influenciar no trabalho de parto?!

Post por às em Gestantes, Parto

Quando eu estava grávida da Lorena, entrei em trabalho de parto, somente quando completei 42 semanas de gestação. Queria esperar a hora dela nascer, sem indução ao parto ou qualquer outra intervenção desnecessária. Eu já havia passado por uma gestação anterior, porém acabei indo parar em uma cesárea (que não foi planejada por mim), e não sabia o que era entrar em trabalho de parto.

Não sabia também, se a tal influência da lua, realmente existia. Porém na segunda gravidez, eu estava decidida a não deixar que me fizessem uma cesárea, queria o parto normal. Descobri que uma cesárea anterior não era motivo para deixar de ter meu tão sonhado parto normal.

Como eu esperei até o tempo considerado “máximo” para o sistema obstétrico brasileiro, pois o mais comum por aqui  é se caso  a mãe não entrar em trabalho de parto até 40 semanas, é bem possível que os médicos “sugiram” uma cesárea ou um parto induzido. Na verdade, pode-se esperar tranquilamente até 42 semanas, pois existe uma margem de erro de duas semanas para mais ou para menos na contagem do tempo de gestação.

Na Europa se espera até esse período. Tem gestantes que esperam até mais que isso. Não tem problema algum, desde que o bebê seja  monitorado corretamente, esteja se movimentando no ventre, que se verifique se seus batimentos cardíacos estão normais, entre outros cuidados. Isso ainda é polêmico, mas como falei anteriormente, desde que se tome os cuidados necessários, é possível sim!

Voltando para a história da minha gestação; conforme o tempo ia passando eu ficava com mais expectativas. Muitas pessoas me diziam, para me manter alerta com a lua; que na virada da mesma, com certeza eu entraria em trabalho de parto e meu bebê iria nascer.

#influênciadaluanoparto

Eu já estava bem ansiosa, não vou negar, pois tinha acabado de completar 42 semanas, sem o meu bebê demonstrar qualquer indício de que queria nascer. Realmente não foi fácil de segurar tamanha ansiedade; fora a pressão de médicos, familiares e amigos, que me orientavam a não mais esperar e partir para a cesárea logo de uma vez.

Mas… Eis que em uma virada de lua crescente, exatamente na virada, começo a entrar em trabalho de parto, com 42 semanas de gestação. As contrações apareceram, começaram a ficar mais ritmadas, e minha filha nasceu! Depois de um longo e duro trabalho de parto, que contarei para vocês, com mais detalhes em um próximo post. Se foi coincidência ou não, que entrei em TP, não sei!

Só sei que realmente  iniciei meu trabalho de parto na virada da lua! Conversei com as enfermeiras da maternidade sobre isso, e elas relataram que realmente, durante as mudanças de lua, os índices de partos na maternidade aumentam demais. Elas disseram-me também que principalmente na virada da lua cheia, o número de partos é ainda maior.

Uma amiga minha, entrou em trabalho de parto exatamente na lua cheia e conheço muitas outras histórias, de pessoas próximas, que aconteceu a mesma coisa. Enfim, conhecemos a influência da lua nas marés, e para explicar essa suposta influência da lua em relação ao parto, algumas pessoas acreditam que ela age no líquido amniótico.

Não existe nenhuma comprovação científica neste sentido, que comprove essa teoria, a não ser uma “sabedoria popular”. Embora muitos profissionais de saúde afirmem, que os números de partos aumentam bastante durante as mudanças de lua.

Antigamente a contagem gestacional, se fazia por luas, você sabia? O que faz todo o sentido, já que os ciclos menstruais da mulher são contados pelo sistema do mês lunar, com apenas 28 dias. Mas, sendo mito ou verdade, que a lua afeta no parto, quero saber se: você tem algum caso para nos contar nesse sentido? Você acredita que a lua pode ter essa influência?

Como foi o seu trabalho de parto?! Nos conte! Ficaremos felizes em saber sua opinião e conhecer um pouco da sua história! A partir de agora, vamos ficar todas de olho nas mudanças de lua hein?! (risos).

Beijos Maternos, Liri ♥

comentário(s) via facebook

5 comentários deixe um →

  1. Edinéia

    Com certeza há influência sim. As pessoas “antigas” contavam a gestação 9 luas e não 9 meses. A minha primeira gestação também foi cesárea. Por coincidência no primeiro ultrassom do meu segundo filho, a data do parto deu exatamente no mesmo dia do meu primeiro. Então marcamos a cesárea pro mesmo dia. Eu dizia que parto normal era cesárea… rsrsrs. Mas exatamente numa virada de lua (que agora não lembro a qual) entrei em trabalho de parto uma semana antes do prazo previsto pelo médico. Fui para a maternidade e como o médico que fez meu pré natal estava viajando, o outro que me atendeu falou que estava tudo certo para nascer de parto normal. Então Deus me deu coragem e esperei! Não foi um parto fácil, mas deu tudo certo! Hoje o Leonardo já está com 3 anos…

    Responder
    • materna

      Linda a sua história Edinéia! Muito grata por compartilhá-la aqui com a gente na Estação materna. Beijos Maternos!

      Responder
  2. Isso é bem interessante!
    Muito bacana voce ter esperado as 42 semanas…
    Gostei, vai servir de incentivo 🙂

    http://www.chaeamor.com

    Responder
    • materna

      Que bom Camila que você gostou! Fico feliz em poder ajudar, essa é a ideia! Um abraço materno!

      Responder
  3. jaqueline Salvador

    A minha avó sempre dizia q a lua avisava o parto e nasciam as crianças estou de praticamente 39 semanas de gestação 2 médicos falaram q nasce no dia 30 de abril olhei no calendario e bem na lua cheia e agora …espero essa,lua e deixo vir normal? Ja tive uma contração e doeu peciso decidir logo entre o normal e a cesaria ou deixar a lua me mostrar

    Responder