09jun 2015

Você tem brincado com os seus filhos?!

Post por às em Brincadeiras, Educação, Filhos

O brincar faz parte do universo das crianças. Quem convive com elas ou têm filhos sabe disso melhor do que ninguém. Aliás, todas nós  já fomos crianças um dia e o brincar também foi uma etapa importante nas nossas vidas, não é mesmo? Eu fui uma criança que brinquei muito, como era bom subir em árvores, manter os pés descalços na terra,  correr nos campos, brincar de pega-pega, esconde-esconde. Até meus cinco anos morei na praia, então a natureza integrou o meu cenário do brincar. Depois disso também sempre morei em outras casas com amplo espaço para o brincar; com a natureza sempre ao meu redor.

Lembro de tudo isso com muito carinho, das minhas amigas de infância, muitas delas até hoje mantenho contato! Acredito que todas vocês também têm boas lembranças com o brincar! As crianças descobrem o mundo brincando e jogando. Por meio deles, elas aprendem a se socializar, representam signos sociais, desenvolvem suas capacidades motoras e cognitivas. Brincar é importantíssimo  para a formação das crianças e é um direito assegurado por lei, através do Estatuto da criança e do adolescente.

Brincar é coisa séria e elemento essencial para o desenvolvimento dos nossos filhos. É só acionarmos a nossa memória emotiva, para nos lembrar de como nos sentíamos´felizes ao brincar e como descobríamos sobre nós mesmas, sobre os outros e o mundo. Hoje em dia, muitas crianças, ficam imersas com tecnologias: tablets, computadores, celulares e dessa forma não conseguem ativar o lado lúdico, criativo, social, tão necessário para o desenvolvimento humano. Não sou contra tecnológicos, já falei sobre isso por aqui, mas penso que as crianças precisam correr, gastar energia, movimentar-se, trocar experiências com outras crianças. Quando estão no tablet ou no computador, elas não fazem isso. Ficam na maioria do tempo paradas e sozinhas; o que também acaba afetando no comportamento social da criança.

#educaçãocriativaébrincandoqueseensina

Outro fator que tem modificado  a maneira dos nossos filhos brincar é o espaço físico. As casas e apartamentos de hoje em dia têm muito pouco espaço para brincar e na maioria deles também têm pouca área verde. Brincar em meio a natureza proporciona diversos elementos sensoriais para os pequenos. O cheiro das flores, da terra, o som dos pássaros, são somente alguns deles. Agora quero te perguntar se seus pais brincavam com você na infância? Se sim; como era? E se não brincavam; como você sentia-se? Reserve um tempo para pensar e reflita nas respostas que encontrou.

Agora, mais uma pergunta: – Você costuma brincar com os seus filhos? Se sim, como vocês se sentem brincando juntos? E se a resposta for negativa; você acha que seu filho sente falta desse “contato”? Reflita também um pouco nas respostas que encontrar. Foi realizada uma pesquisa recentemente que comprovou que brincar com os filhos diariamente, durante quinze minutos por dia já é suficiente para estimular a criatividade e a inteligência das nossas crianças. O vínculo afetivo entre pais e filhos também aumenta muito e proporciona diversos benefícios para a família. Cria-se uma conexão muito grande e uma empatia imediata. Quando brincamos, somos todos iguais, e somos muito, muito felizes!!!!!

Por este motivo, é que desenvolvi o projeto Educação Criativa. Se você ainda não recebeu seu e-book gratuito, é só  enviar um e-mail para: liriene@estacaomaterna.com.br. O mesmo contém muitas dicas e ideias de como promover um ambiente mais alegre e criativo para os nossos pequenos. Desenvolvi também um novo e-book sobre o tema, que se chama Educação Criativa- É brincando que se ensina, que aborda mais profundamente o assunto, contendo dez brincadeiras inspiradas em jogos teatrais, para os pais brincarem com os filhos; trabalhando diversos aspectos: socialização, coordenação motora, criatividade, ludicidade, trabalho em grupo e muitos outros. Selecionei um por um, com todo o cuidado e carinho, pensando nos benefícios proporcionados para as nossas crianças. Todos esses, fazem parte de pesquisas e experiências no âmbito da arte-educação, mais especificamente com o teatro, da qual tenho formação superior.

Este e-book está disponível para aquisição aqui. Tenho certeza de que você e seus filhos vão adorar!!! Todos os jogos contidos no e-book, foram pensados para se adequar em qualquer espaço físico da casa, mesmo que com pouco espaço! Pensei em tudo, tudinho mesmo (risos). Têm jogos que podem ser realizados na cozinha, outros na sala, no quarto… Enfim, qualquer lugar da casa vai se tornar um local propício para o ato criativo!! Apenas visando a felicidade e a alegria dos nossos filhos e de nossa família. Quando brincamos com eles, também é uma oportunidade maravilhosa de resgate da nossa criança interior perdida e esquecida; do nosso lado lúdico e criativo. Tenho certeza que vocês vão amar e suas vidas e lares serão transformados de maneira significativa. Depois me contem como têm sido a experiência.

Beijos Maternos, Liri ♥

 

comentário(s) via facebook