• Estação Materna

Texto dramático

Atualizado: Jun 4

Vamos conhecer um pouco sobre esse elemento tão importante da arte teatral.





O teatro é uma forma de expressão artística que tem como base a interpretação de um ou mais atores. É também um gênero literário que compreende as obras concebidas em um cenário onde se representam peças teatrais. A arte de dramatizar faz parte do teatro e é um caminho muito lindo que nos mostra um momento prazeroso e divertido de conhecer novos lugares, novos personagens e novos acontecimentos.

E quando podemos ler e dar vida a um texto dramatizando e representando em um palco ou outro espaço, tudo fica mais interessante, o que transforma as histórias em momentos de divertir e aprender. Dramatizar textos, além de tudo que já citamos, também contribui com a formação de novos leitores.


A contação de histórias e a teatralização da literatura infantil, com seus contos clássicos, poesias e lendas é um tempo mágico, que permite as pessoas “voarem” para longe nas páginas de um livro.


O que é o texto dramático ou teatral


O texto dramático, é feito para ser encenado. Divide-se em atos e cenas e apresenta: as falas, que podem ser diálogos, monólogos; os personagens; e as rubricas que são indicações cênicas que auxiliam a representação. O enredo apresentado, geralmente, segue uma sequência linear: situação inicial, conflito, clímax e desfecho.


Faça o download gratuito dos arquivos abaixo em PDF de aulas sobre o tema, para o quarto e quinto anos do ensino fundamental.


4° arte ANO-teatro
.docx
Download DOCX • 5KB
5° arte ANO-teatro
.docx
Download DOCX • 119KB

Acompanhe também a videoaula a seguir sobre o tema e saiba ainda mais sobre o teatro e o texto dramático.






10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo